Nova Yamaha MT-09 2021 é lançada na Europa

Maior naked da marca dos três diapasões passa por primeira grande série de alterações desde 2013, quando chegou ao mercado
Yamaha MT-09 2021

Yamaha MT-09 2021 | Imagem: Divulgação

Depois de sete anos de sua apresentação original na Europa, a nova Yamaha MT-09 2021 foi apresentada na Europa. A maior naked da marca japonesa recebeu atualizações visuais, de tecnologia, de chassi e também na mecânica. Agora ela passa a atender às normas Euro 5 de emissões. Os preços por lá serão anunciados em janeiro de 2021, enquanto as primeiras unidades da moto devem chegar às lojas europeias em março do ano que vem.

A primeira grande alteração está na mecânica. A nova Yamaha MT-09 mantém o motor tricilíndricos, mas sua capacidade foi aumentada de 847 cm³ para 889 cm³. Toda a parte interna do propulsor foi revisada, com a adição de novos pistões, bielas, cabeçotes e tampas. Com as mudanças, o propulsor ficou 1,7 kg mais leve. 

Saiba mais: Yamaha apresenta a nova MT-03 no Brasil

Yamaha MT-09 2021
Yamaha MT-09 teve motor e escape revisados
Imagem: Divulgação

O desempenho não mudou muito, com a potência subindo de 115 cv para 117 cv e o torque de 8,9 kgfm para 9,4. No entanto, o pico de torque, segundo a Yamaha, acontece a 1.500 rpm antes do que acontecia anteriormente. Também são novos o posicionamentos dos bicos injetores - mais próximos das válvulas, a admissão e o sistema de escape. O câmbio recebeu novas relações para a primeira e a segunda marchas.

De acordo com a Yamaha, a nova MT-09 2021 traz um chassi mais rígido e leve. Peças como a balança traseira e as rodas foram revisadas. Respectivamente, perderam 250 g e 700 g. Para acompanhar as novas capacidades do chassi, a marca dos três diapasões também efetuou uma revisão na calibragem da suspensão de sua naked. Na dianteira, os freios também ganharam novas pinças, agora montadas em posição radial.

Yamaha MT-09 2021
Detalhe do novo visual da Yamaha MT-09 2021
Imagem: Divulgação

Em termos de tecnologia, a nova Yamaha MT-09 passa a contar com um sensor inercial de seis eixos, que permite melhor atuação dos freios em curvas e torna o controle de estabilidade sensível ao ângulo de inclinação da moto. Assim como em diversas rivais, a naked passa a contar com quickshifter bidirecional, que permite trocas sem uso da embreagem e eliminando a necessidade de se aliviar o acelerador.

Além disso, traz ainda controles de derrapagem, de empinada e modos de condução selecionáveis. Tais modos de condução são selecionados por meio de um novo painel de instrumentos. Ele é totalmente digital e tem uma tela de TFT com 3,5 polegadas. Por último, o farol dianteiro foi repaginado e passa a contar com lâmpada de LED para a iluminação.

Yamaha MT-09 2021
Yamaha MT-09 2021
Imagem: Divulgação
Por

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva.

Veja mais artigos

Tudo sobre a Yamaha MT-09

Yamaha MT-09

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos