Nova Yamaha MT-09 2021 é lançada na Europa
Maior naked da marca dos três diapasões passa por primeira grande série de alterações desde 2013, quando chegou ao mercado
Depois de sete anos de sua apresentação original na Europa, a nova Yamaha MT-09 2021 foi apresentada na Europa. A maior naked da marca japonesa recebeu atualizações visuais, de tecnologia, de chassi e também na mecânica. Agora ela passa a atender às normas Euro 5 de emissões. Os preços por lá serão anunciados em janeiro de 2021, enquanto as primeiras unidades da moto devem chegar às lojas europeias em março do ano que vem.
A primeira grande alteração está na mecânica. A nova Yamaha MT-09 mantém o motor tricilíndricos, mas sua capacidade foi aumentada de 847 cm³ para 889 cm³. Toda a parte interna do propulsor foi revisada, com a adição de novos pistões, bielas, cabeçotes e tampas. Com as mudanças, o propulsor ficou 1,7 kg mais leve.
Saiba mais: Yamaha apresenta a nova MT-03 no Brasil
O desempenho não mudou muito, com a potência subindo de 115 cv para 117 cv e o torque de 8,9 kgfm para 9,4. No entanto, o pico de torque, segundo a Yamaha, acontece a 1.500 rpm antes do que acontecia anteriormente. Também são novos o posicionamentos dos bicos injetores - mais próximos das válvulas, a admissão e o sistema de escape. O câmbio recebeu novas relações para a primeira e a segunda marchas.
De acordo com a Yamaha, a nova MT-09 2021 traz um chassi mais rígido e leve. Peças como a balança traseira e as rodas foram revisadas. Respectivamente, perderam 250 g e 700 g. Para acompanhar as novas capacidades do chassi, a marca dos três diapasões também efetuou uma revisão na calibragem da suspensão de sua naked. Na dianteira, os freios também ganharam novas pinças, agora montadas em posição radial.
Em termos de tecnologia, a nova Yamaha MT-09 passa a contar com um sensor inercial de seis eixos, que permite melhor atuação dos freios em curvas e torna o controle de estabilidade sensível ao ângulo de inclinação da moto. Assim como em diversas rivais, a naked passa a contar com quickshifter bidirecional, que permite trocas sem uso da embreagem e eliminando a necessidade de se aliviar o acelerador.
Além disso, traz ainda controles de derrapagem, de empinada e modos de condução selecionáveis. Tais modos de condução são selecionados por meio de um novo painel de instrumentos. Ele é totalmente digital e tem uma tela de TFT com 3,5 polegadas. Por último, o farol dianteiro foi repaginado e passa a contar com lâmpada de LED para a iluminação.