Nova Honda PCX 160 'dá as caras' no Brasil
Scooter surge em documento de patente no país. Modelo recebe novo painel e melhorias nos freios e suspensões
A Honda PCX 160, scooter mais vendida do Brasil, teve sua nova evolução registrada no Brasil. O novo desenho do modelo, já revelado em mercados no exterior, foi publicado em relatório do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o Inpi.
A scooter recebeu novo design, além de outros avanços. Apesar de constar no documento do Inpi, isso não garante que o lançamento da nova versão ocorra em breve. Este tipo de publicação ocorre para somente a marca se resguardar quanto a possíveis cópias.
VEJA TAMBÉM:
No entanto, por ser um modelo que já está em linha no Brasil, a PCX deve sim em algum momento receber estas atualizações no mercado brasileiro, assim se equiparando ao que acontece em outros países.

O que muda na PCX?
A linha atualizada da PCX com carroceria redesenhada, focada em melhorar a eficiência aerodinâmica. Em certos mercados, como na Europa, o modelo é vendido como PCX 125, devido a regras locais, enquanto a PCX 160 aparece em outros, como Brasil e Indonésia, por exemplo.

O compartimento sob o banco mantém a capacidade de 30,4 litros, enquanto o porta-luvas frontal segue com tomada USB-C. A versão DX, mais completa da gama, passa a contar com painel digital TFT de 5 polegadas. O novo display é compatível com o sistema Honda RoadSync, que permite o controle de chamadas telefônicas, navegação GPS e reprodução de músicas diretamente no painel, por meio de conexão com smartphone. Toda a linha inclui sistema de chave presencial (Smart Key) e iluminação full LED.

Motorização e desempenho
O motor da nova PCX é um monocilíndrico de 156,9 cc, com refrigeração líquida e comando de quatro válvulas, capaz de entregar 16 cv de potência e torque máximo de 1,5 kgfm (dados Indonésia). O tanque, por sua vez, é de 8,1 litros.

Entre os recursos eletrônicos, o modelo traz controle de tração (Honda Selectable Torque Control) e o sistema Start&Stop (Idling Stop), que desliga o motor automaticamente em paradas prolongadas.
Suspensão e freios aprimorados
A PCX 125 utiliza chassi tubular de aço e traz novo conjunto de suspensão traseira com amortecedores equipados com reservatórios externos na versão DX. Na dianteira, o sistema segue com garfo telescópico.

Outro avanço importante está nos freios: agora o modelo adota disco na traseira, substituindo o antigo tambor. Os freios a disco estão presentes em ambas as rodas — de 14 polegadas na frente e 13 atrás —, com o disco traseiro medindo 220 mm. Há opções com sistema CBS ou ABS.
