Nova Honda Hornet: o que esperar da futura geração da naked

Depois de anos de hiato, modelo deve ser lançado em 2022 no exterior para delírio dos fãs. Veja o que se sabe até agora sobre a moto e quando deve chegar ao Brasil
A escultura exposta pela Honda e que antecipa a nova Hornet

A escultura exposta pela Honda e que antecipa a nova Hornet | Imagem: Reprodução/Motorcycle

Desde quando saiu de linha em 2014, a Honda Hornet continua como uma das motos mais desejadas no Brasil. Não à toa, o modelo foi o mais buscado em site de classificados em 2020.


Depois de muitos anos no limbo, o nome do ícone teve seu retorno anunciado no Salão de Milão (EICMA 2021). Ainda como conceito, a nova geração da naked teve apenas um sketch divulgado, mas isso já acendeu o interesse dos motociclistas enquanto o lançamento não ocorre de fato.


A verdade é que o nome Hornet sempre esteve bem guardado pela Honda para o retorno. Vamos contar aqui o que se sabe até agora sobre a nova geração da naked e como o caminho foi construído para reviver o ícone. 


A chegada da CB 650F

Era o Salão de Milão de 2014. Entre as novidades da marca apareceu a CB 650F, o que causou certa confusão por não haver mais o sobrenome Hornet. Logo a montadora explicou a decisão de fazer uma substituta mais pacata para a CB 600F.

Honda CB 650F, no lançamento mundial no Salão de Milão 2014
Honda CB 650F, no lançamento mundial no Salão de Milão 2014
Imagem: Rafael Miotto

 


Há de se lembrar, sobretudo naquela época, que o continente europeu atravessava uma dura crise e como fruto dessa fase diversos modelos mais econômicos surgiram, como por exemplo, a família CB 500, com sua plataforma modular e com motor focado em gastar menos combustível.

Siga o Motoo nas redes sociais:

Para a Honda, não fazia sentido ter uma naked de média cilindrada e alta potência como a Hornet naquele momento. Apesar do aumento de cilindrada, passando de 600 cc para 650 cc, o modelo perdeu potência - passou dos 102 cavalos para 87 cv. Houve também influência aí de novas regras de emissões de gases poluentes e de ruído.


O resultado foi uma moto bem mais racional, com comportamento melhor em médios e baixos giros, mas não para os fãs da Hornet que desde então pedem pela volta do modelo.


Nome Hornet estava guardado


Naquele mesmo Salão de Milão de 2014 conversei com integrantes da Honda Itália, e eles disseram que o nome Hornet estava “bem guardado” para retornar no futuro. Quatro anos depois, em 2018, tive a oportunidade de entrevistar Issao Mizoguchi, o presidente da Honda South America na época, para reportagem no portal g1.


Issao afirmou que o nome estava preservado para uma futura oportunidade. “Não se pode utilizar para qualquer modelo [o nome] Hornet, eu acredito”, disse Issao Mizoguchi.

Honda CB 600F Hornet
Honda CB 600F Hornet
Imagem: Divulgação


Sucesso de vendas no Brasil


A Hornet teve 47.723 unidades vendidas entre 2004 e 2014, período em que foi comercializada no Brasil, o que garantiu a liderança do segmento naked de alta cilindrada por 10 anos. No auge, em 2009, a Hornet chegou a vender 6.136 unidades em apenas um ano. Para se ter uma ideia, a CB 500F, líder entre as nakeds médias, chegou a 5.511 unidades em 2021


Intrusa indiana


É bem verdade que não vimos a autêntica nova Hornet retornar em todos esses anos, mas houve algo inusitado na Índia. De alguma maneira, a subsidiária local conseguiu utilizar o nome Hornet, mas em um modelo de baixa cilindrada que tinha motor de 160, e depois subiu para 190.


A "Hornet 2.0" possui motor da XRE 190 brasileira, de 184,4 cc de cilindrada, o que rende 17,2 cv de potência e 1,64 kgfm de torque. O modelo tem linhas mais agressivas comparadas as da CG 160, mas acabou não chegando ao mercado brasileiro.

Honda Hornet 2.0 2021
Honda Hornet 2.0 2021
Imagem: Divulgação


O que se sabe até agora sobre a nova Hornet


Durante o hiato de 7 anos, não houve um ano sequer em que a Hornet não estivesse entre os boatos de possível retorno na temporada de lançamento, o que finalmente aconteceu em 2021.  Ainda há poucas informações sobre o modelo além do que podemos ver no sketch. O recado geral é que será uma naked extremamente agressiva, integrando o que se é chamado de “street fighter”.


Uma rabeta alta e extremamente compacta, guidão baixo e quase toda massa da moto localizada em sua parte central do motor. Algo curioso do conceito é a suspensão dianteira extremamente inclinada, algo que será difícil ver em sua versão final.

Honda Hornet 2022
Honda Hornet 2022
Imagem: Divulgação


A mídia indica que o modelo pode ter motor com cilindrada entre 700 cc e 800 cc,inclusive, adotando uma configuração de 2 cilindros - no lugar do lendário 4 cilindros. Seria um recado dos novos tempos onde a Hornet poderia competir com Yamaha MT-07, KTM 890 Duke, entre outras nakeds bicilíndricas. Assista teaser da nova Hornet divulgado pela Honda:


Também mostra um caminho para que a CB 650R atual continue em linha, já que não seria um incômodo manter o modelo com visual retrô moderno e motor de 4 cilindros, enquanto a Hornet abocanharia novo segmento.

Farol dianteiro do desenho feito no Japão parece do da CB 500F
Farol dianteiro do desenho feito no Japão parece do da CB 500F
Imagem: Reprodução / Shinji Miyakubo / Autoby


Mas é preciso esperar para ver qual será a aposta da Honda. Os fãs, no entanto, já deram “asas” para a imaginação com projeções. No Japão, um designer criou uma “nova Hornet” misturando detalhes da CB 650R e a da CB 500F


O resultado é interessante, mas com certeza é esperado algo a mais para uma nova geração da Hornet.

Será essa a nova Hornet? Provavelmente, não.
Será essa a nova Hornet? Provavelmente, não.
Imagem: Reprodução / Shinji Miyakubo / Autoby

Quando a nova Hornet chega ao Brasil?

Dado o sucesso no passado no mercado brasileiro, há grande expectativa sobre o retorno do modelo ao país. Não há nada confirmado oficialmente pela empresa sobre a comercialização por aqui, mas como o laçamento mundial deve ser em 2022, a expectativa é que a moto possa estar viabilizada para o Brasil em 2023. Resta torcer. 

Por

Rafael Miotto

Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, já percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.

Veja mais artigos

Tudo sobre a Honda CB 600F Hornet

Honda CB 600F Hornet

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos