Nova Honda CBR 1000RR Fireblade pode ter sistema de asas móveis
Especulação surgiu após imagem de patente vazar na internet
Há meses circula a informação de que a Honda prepara uma nova geração da CBR 1000RR Fireblade para 2020. Agora, outra especulação ganhou força após a imagem de patente acima vazar na internet: a de que a esportiva terá asas móveis.
O sistema seria acionado por cabos de aço e, como sugere a imagem, a asa ficaria coberta por parte da carenagem. A especulação ganha ainda mais sentido se você lembrar que este design é muito parecido com as asas da moto da marca na MotoGP.
A tecnologia é um trunfo importante para aumentar o desempenho da futura Fireblade tanto nas retas quando nas curvas. Dependendo da posição das asas, o fluxo de ar pode ser mais ou menos intenso, melhorando o downforce nas curvas ou diminuindo a pressão aerodinâmica e beneficiando a velocidade nas retas.
A expectativa é de que a nova Honda CBR 1000RR Fireblade seja a futura moto da Honda no Mundial de Superbike – onde a fabricante tem sofrido atualmente. Vale lembrar que, ao contrário da MotoGP, o Superbike não proíbe elementos aerodinâmicos móveis em seu regulamento.