Nova Honda CB 400 é apresentada na China
Nome clássico volta a ser oferecido na Ásia com opções de naked e aventureira. Modelo é alternativa à linha 500 da marca
Na China, está acontecendo o Salão do Automóvel de Xangai. Por lá, algumas montadoras de motocicletas também aproveitaram o evento para mostrar suas novidades. Uma delas foi a Honda, que retomou um dos nomes mais queridos dos brasileiros: CB 400. Agora, ele será usado em uma dupla de motos, com opções naked (CB 400F) e aventureira (CB 400X).
Se você achou as duas motos parecidas com as atuais CB 500F e CB 500X da Honda, não é coincidência. A marca apenas reduziu o tamanho do propulsor nas motos novas. Isso acontece porque, na China, o governo aplica uma carga tributária mais pesada a motocicletas dotadas de propulsores com mais de 400 cm³.
Falando no motor, ele segue na configuração de bicilíndrico paralelo com arrefecimento a líquido. Mas, ao invés dos 471 cm³ da linha CB 500, as CB 400 têm 399 cm³. Ele é capaz de entregar 45 cv de potência e 3,7 kgfm de torque. A transmissão é mecânica de seis marchas para ambas. Enquanto a CB 500X possui roda maior na dianteira, as CB 400X e CB 400F compartilham peças de 17 polegadas na dianteira e na traseira.
Enquanto a naked Honda CB 400F será oferecida em versão única já trazendo painel de instrumentos digital de série, para a aventureira CB 400X, a marca optou por oferecer duas configurações: Standard e Touring. A última recebe equipamentos extras, como bagageiros laterais, bauleto traseiro e protetores de motor.