Nova geração da Ducati Monster pode perder chassi de treliça
Um dos elementos mais tradicionais da icônica naked da marca italiana pode acabar se perdendo com renovação
A Ducati Monster é um dos modelos responsáveis pela popularização das motocicletas do tipo naked com alta cilindrada nos mercados globais. Agora, o modelo está prestes a ganhar uma nova geração e as alterações podem acabar tirando da Monster um de seus traços mais icônicos: o chassi tubular de aço por treliças.
Citando fontes, o site britânico Motorcycle News afirma ter obtido dois rascunhos da nova geração da Ducati Monster, que perderá o sufixo 797 atual em favor do 821, indicando também uma alteração no motor. Pelas imagens e seguindo alguns flagras mais recentes, a marca italiana deverá ter uma solução diferente para o chassi.
Dessa vez, a nova geração da Ducati Monster deverá contar com um quadro de alumínio, similar ao visto na superesportiva Panigale V4. Com as alterações, a empresa pretende não mexer no preço de sua naked, que concorre em um segmento cada vez mais competitivo com modelos como a KTM 790 Duke, Triumph Street Triple e Yamaha MT-09. Além disso, o chassi de alumínio é mais leve que o tubular de treliça, que usa aço.
Hoje, a Ducati oferece dois modelos da linha Monster no Brasil. A primeira opção é a Monster 797, que custa R$ 59.990. Ela traz um motor de dois cilindros em “L” com 803 cm³ e fornece 76 cv de potência e 7,0 kgfm de torque. A segunda é a Monster 1200, de R$ 89.990. Seu motor em L de 1.198 cm³ já entrega 147 cv e 12,8 kgfm.