Nova BMW aventureira 'transformer' registrada no Brasil
R 1300 GS Adventure aparece em documento de patente no país, segundo informações obtidas pelo MOTOO. Motocicleta é a primeira da marca com câmbio de trocas automáticas
A BMW R 1300 GS Adventure 2025 teve seu design registrado no Brasil, segundo informações obtidas pelo MOTOO. O modelo consta entre as patentes do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o Inpi, desta semana.
Um dos próximos lançamentos mais aguardados do país, a motocicleta é a evolução da R 1250 GS, modelo de extremo sucesso por aqui. Para esta nova geração a moto recebeu um design bastante diferenciado, ao melhor estilo "transformer" com imenso tanque com linhas retas.
VEJA TAMBÉM:
- Honda Tornado 300 2025: primeiras impressões
- Royal Enfield lança programa de viagens e aluguel de motos
Entre os destaques da R 1300 GS Adventure 2025, estão o motor de 145 cavalos, tanque de 30 litros e um inédito câmbio automatizado como opção, permitindo trocas automáticas de marchas.
Estas informações foram publicadas primeiramente no portal www.motoo.com.br e estão protegidas pela Lei de Direito Autoral. Não é permitida a reprodução.
Chegada no Brasil
Embora seja algo importante, o registro de patente do design de uma moto no Brasil por si não garante sua venda por aqui. Este é um movimento que as montadoras fazem para evitar cópias de seus produtos. Porém, a vinda da R 1300 GS Adventure para o país é certa por se tratar da nova geração mundial do modelo. A data de lançamento, porém, ainda não foi revelada.
Preço da R 1300 GS Adventure
O preço inicial da R 1300 GS Adventure 2025 é de 24.050 euros, aproximadamente R$ 147 mil em conversão direta. A expectativa é que o modelo substitua a R 1250 GS Adventure no mercado brasileiro, embora a data de lançamento local ainda não tenha sido confirmada. Vale destacar que a R 1300 GS, é vendida no Brasil a partir de R$ 99.900.
Câmbio com trocas automáticas BMW
Uma das inovações mais aguardadas na R 1300 GS é o sistema "Automated Shift Assistant" (ASA), ou "Assistente de Troca Automatizada", em tradução livre. Este recurso automatiza a embreagem utilizando dois atuadores eletromecânicos, eliminando a necessidade de uso da alavanca de embreagem para trocas de marcha.
No modo M, o pedal de câmbio é mantido para funcionar como um quickshifter, enquanto no modo D as trocas são completamente automáticas. A BMW também confirmou que o ASA estará disponível como opcional para a R 1300 GS em 2025.
Desempenho e tecnologia
A R 1300 GS Adventure conta com o novo motor boxer bicilíndrico de 1.300 cc, capaz de gerar 145 cavalos, tornando-se o motor boxer mais potente da história da BMW. Esta nova geração também traz um chassi renovado e suspensões aprimoradas, com a dianteira EVO Telelever e a traseira EVO Paralever.
Os amortecedores estão equipados com o sistema Dynamic Suspension Adjustment (DSA), que permite ajustes dinâmicos das molas. A moto também possui um sistema de controle de altura adaptável, capaz de ajustar a suspensão em até 30 mm, ideal para quando estacionada ou em baixas velocidades.
Entre os recursos tecnológicos, a R 1300 GS Adventure oferece quatro modos de condução, incluindo o modo Enduro, e um sistema de radares que possibilita o controle de cruzeiro dinâmico com função de frenagem de emergência. O modelo conta ainda com um painel digital completo, conectividade avançada e sistema óptico FULL LED, com farol em "X" Matrix e luzes adicionais exclusivas em relação à R 1300 GS.
A R 1300 GS Adventure estará disponível em quatro versões na Europa: Standard, Triple Black, GS Trophy e Option 719 Karakorum. A moto também se destaca pelas rodas raiadas, com 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira, consolidando seu status de "Rainha das GSs".
Siga o MOTOO nas redes: WhatsApp | Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | TikTok | Twitter
MAIS DO MUNDO MOTO