Nova aventureira da Honda a um passo do Brasil? XL 750 Transalp tem desenhos registrados no país
Modelo foi apresentado no EICMA em novembro, renascendo uma lenda, agora com motor de 755 cc compartilhado com a Hornet
A Honda ainda faz mistérios sobre a vinda da aventureira XL750 Transalp ao Brasil, mas registros de desenhos industriais publicados nesta semana dão uma força extra ao cotado lançamento no país.
Embora não seja via de regra, garantir patentes é um indício de que a marca pode estar planejando a chegada do modelo, que renasceu graças a outra lenda, a Hornet.
Sim, foi por conta da nova geração da naked que a montadora japonesa viu a chance de ressuscitar a Transalp, moto que foi lançada originalmente em 1986 com motor de 583 cc. A nova aventureira apareceu no EICMA, maior salão de motos do mundo, em novembro.
Pois foi o motor bicilíndrico de 755 cc que equipa a nova Hornet que permitiu à Honda desenvolver também a XL750V Transalp. Segundo a marca, o propulsor rende 92 cavalos de potência a 9.500 rpm e 75 Nm de torque a 7.250 rpm.
O acelerador é do tipo eletrônico proporcionando o total de 5 modos de potência, além de trabalhar em conjunto com o controle de tração (com sistema anti-wheelie).
Com rodas de 21 polegadas na dianteira e de 18 polegadas na traseira, o modelo conta com suspensão Showa invertida com 43 mm de diâmetro do tipo SFF-CATM, enquanto na traseira conta com pro-link.
Seu painel é de TFT de 5 polegadas com conectividade ao smartphone no sistema Honda Smart Voice Control. Toda iluminação é de LED, incluindo a tecnologia Emergency Stop Signal (ESS), que aciona as luzes em frenagens de emergência.
Nicho existente
Na Europa, a XL750V ocupa um nicho entre a acessível CB500X e a potente CRF1100L Africa Twin, algo que pode ser repetido no Brasil. A Transalp seria uma alternativa mais radical para os clientes da Honda que desejam mais que a crossover NC 750X, por exemplo.
Atualmente, ela custa R$ 52.680, uma diferença de quase R$ 23 mil para a CRF1100L de entrada (R$ 75,5 mil). Ou seja, a nova Transalp pode se encaixar nesse espaço, não há dúvida.
Confira abaixo a ficha técnica do modelo e comece a sonhar!
Ficha técnica
Dados | Valor |
---|---|
Volume do motor | 755cc |
Curso x Diâmetro (mm) | 87mm x 63.5mm |
Taxa de compressão | 11.0:1 |
Potência | 67.5kW @ 9,500rpm |
Torque | 75Nm @ 7,250rpm |
Injeção eletrônica | PGM-FI |
Tanque | 16,9 litros |
Consumo | 23km/l |
Embreagem | Molhada com assistente de deslizamento |
Transmissão | Manual de seis velocidades |
Quadro | Diamante em aço |
Comprimento | 2.325 mm |
Largura | 838 mm |
Altura | 1,45 mm |
Entreeixos | 1.560 mm |
Altura do assento | 850 mm |
Distância do solo | 210 mm |
Raio de giro | 2,6 m |
Suspensão dianteira | Amortecedor Showa de 43 mm com curso de 200 mm |
Suspensão traseira | Amortecedor monoshock, Pro-Link com curso de 190 mm |
Roda dianteira | 21 polegadas, de aço |
Roda traseira | 18 polegadas de aço |
Pneu frontal | 90/90-R21 M/C 54H |
Pneu traseiro | 150/70-R18 M/C 70H |
Freios ABS | de dois canais |
Freio dianteiro | Disco duplo de 310 mm, 2 pistões |
Freio traseiro | Disco simples de 256 mm operado por um pistão |
Painel de instrumentos | TFT |
Faróis | LED |
Lanternas | LED |
Conectividade | Honda Smartphone Voice Control |
USB | Tipo C embaixo do assento |
Quickshifter | Opcional |