MV Agusta: motos menores e nova F4 estão nos planos
Marca italiana passou por sérias crises nos últimos anos. Trocou de dono, diversificou e quer trazer de volta nome icônico
Assim, como ocorreu recentemente com a Norton, a MV Agusta foi outra tradicional marca de motocicletas que enfrentou sérias crises nos últimos anos. Após um acordo que não deu certo com a AMG, divisão de performance da Mercedes-Benz, a marca foi adquirida pelo investidor russo Timur Sadarov no início do ano passado.
Com a mudança de mãos, a marca conseguiu se manter e voltou a ter resultados melhores. Em entrevista para o site britânico Motorcycle News, Sadarov, atual CEO da MV Agusta, atribuiu a recuperação ao fato de “agora, a marca tem pela primeira vez em anos seus próprios planos, sem interesses de outros grandes grupos industriais por trás”.
Entre as decisões que a MV Agusta tomou nos últimos tempos sob a batuta de Sadarov está um acordo com a Loncin. Por meio dessa cooperação, a chinesa desenvolverá motocicletas com motorização menor para a China e outros mercados asiáticos com o nome MV Agusta. Algo similar ao que foi feito entre BMW e a indiana TVS para o desenvolvimento dos modelos G 310 R e G 310 GS da marca alemã.
Segundo Sadarov, ter ofertas de modelos menores é imprescindível na Ásia. Além disso, “por conta da globalização, ninguém consegue desenvolver motos pequenas na Europa. Gostaríamos muito, mas simplesmente faria com que a MV Agusta não fosse competitiva”, afirmou o CEO ao justificar o acordo com a chinesa Loncin.
Estando melhor financeiramente, a marca poderá retornar aos segmentos pelos quais é mais famosa. Para os amantes das icônicas motos de alta performance da MV Agusta, Timur Sadarov deixou o melhor para o final da entrevista. “A nossa plataforma F4 foi descontinuada em 2018 e nós queremos retomá-la em menos de cinco anos. Com a superesportiva de volta à produção, queremos também retornar aos mundiais de motovelocidade”. Ou seja, para quem sentiu saudades da performática MV Agusta F4, sua volta poderá acontecer em breve.