Mottu 'tropeça' e Shineray reassume 3º lugar no ranking em agosto
Marca sediada em Pernambuco registrou seu maior volume de emplacamentos no mês passado, com 3.171 unidades vendidas
Se no alto do ranking de vendas, Honda e Yamaha permanecem inatingíveis, com seu volume de emplacamentos expressivo, o 3º lugar no mercado brasileiro teve uma nova dona em agosto, a Shineray.
A marca sediada em Pernambuco registrou 3.171 unidades emplacadas, seu recorde desde 2016, quando uma mudança na lei obrigou o emplacamento retroativo de ciclomotores.
Trata-se de uma alta de 17% em relação a julho, mês que já havia sido o melhor do ano até então.
O 3º lugar também contou uma “ajuda” inesperada, a queda nos emplacamentos da Mottu, startup voltada ao aluguel de motocicletas para o trabalho.
A empresa, que produz sob licença motos indianas, teve apenas 1.039 unidades emplacadas, cerca de um terço do registra normalmente.
O mês ruim derrubou a Mottu para o 8º lugar no ranking, logo atrás da surpreendente Royal Enfield, que vendeu 1.067 motos no mês passado.
No acumulado do ano, a Mottu segue à frente da Shineray: o placar era de 24.855 contra 18.707 unidades até agosto.
Ciclomotores à frente
Os maiores responsáveis pelo volume expressivo de emplacamentos da Shineray foram os modelos ciclomotores (50 cc), com 1.302 unidades vendidas, seguidos de perto pelas motos de 125 cc (1.258 unidades).
A linha de motos e scooters elétricos está crescendo, porém, ainda representam uma parcela pequena nas vendas por enquanto.
Confira nossas páginas especiais do ranking
Marcas mais vendidas em 2023
Motos mais vendidas em 2023