Mottu: mais de 30 mil motos no Brasil em 1 ano

A startup Mottu, voltada à aluguel de motos, aparece em 3º no ranking de emplacamentos graças a TVS Sport 110. Modelos não estão à venda convencional
Mottu Sport

Mottu Sport | Imagem: Mottu

A Mottu, startup de aluguel de motos, já registrou mais de 30 mil motos TVS Sport 110 no Brasil em pouco mais de um ano, segundo levantamento feito pelo MOTOO. Entre abril de 2022 e junho de 2023, o total de 

Desse número, 11.255 foram registradas no ano passado, enquanto 20.631 exemplares tiveram o emplacamento nos 1º semestre de 2023, chegando a 31.886 motos. Os números alavancam a empresa para a 3ª posição no ranking de emplacamentos, porém, a empresa não oferece os seus modelos para venda e nem possui concessionárias. 

PUBLI - Bajaj Dominar 200 2023: qual o preço e onde comprar?

A equipe de MOTOO entrou em contato diversas vezes com a Mottu para conseguirmos mais informações sobre os detalhes de sua operação no Brasil, em relação à manutenção de suas motos e peças de reposição, por exemplo, mas a startup se recusou a falar. Não há detalhes sobre como é feita a produção de suas motocicletas em Manaus também. 

Mottu Sport: moto indiana da TVS no Brasil
Mottu Sport: moto indiana da TVS no Brasil
Imagem: Mottu

Moto indiana 

A "moto-chefe" da operação da Mottu é a TVS Sport 110, de origem indiana, que no Brasil está sendo chamada de Mottu Sport 110. No entanto, a empresa também oferece para locação Mottu-E, modelo 100% elétrico, mas que representa apenas algumas centenas de unidades até agora. Outro modelo do portfólio é a Honda Pop 110i, que foi a moto com a qual a empresa iniciou sua operação.

A Sport 110 possui consumo de 65 km/l de gasolina, segundo divulgou a Mottu. O tanque, por sua vez, é de 10 litros, o que pode render autonomia de 650 km. Vale ressaltar que o gasto de combustível pode depender de diversos fatores como o estilo de pilotagem, situação de uso e até mesmo a qualidade do combustível. 

A Mottu Sport 110 conta também com motor monocilíndrico de 110 cc de cilindrada. Os pneus são sem câmara calçados em rodas de liga-leve com 17 polegadas. Para o sistema de freios, a moto ainda utiliza arcaico sistema a tambor, na dianteira e na traseiras, com dispositivo combinado (CBS), que reparte parte da força de frenagem traseira para a dianteira, com o objetivo de estabilizar a moto em reduções de velocidade mais bruscas.

Shineray vem na concorrência

A Shineray também já anunciou a entrada no aluguel de motos com serviço Top Locações, que planeja ter 12 mil unidades emplacadas no período de 1 ano. São 8 modelos oferecidos para locação, incluindo elétricos. 

Siga o MOTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Helo | Twitter

MAIS DO MUNDO MOTO

Por

Rafael Miotto

Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, já percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.

Veja mais artigos

Tudo sobre a Mottu Sport 110i

Mottu Sport 110i

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos