Honda prepara ofensiva com motos elétricas e flex na Índia
Criada para o mercado brasileiro há mais de 10 anos, tecnologia bicombustível da marca deve chegar em 2024 ao país asiático
Lançada em 2009 no Brasil, a antiga Honda CG 150 Mix é a primeira moto flex da história. Mais de uma década após a introdução dessa tecnologia, e 7 milhões de motocicletas que rodam com gasolina e etanol vendidas no país, a marca japonesa lança planos de levar a tecnologia flex fuell para o mercado indiano.
Em recente anúncio, a montadora usou o sucesso do Brasil como exemplo para poder desenvolver motores que utilizem também os dois combustíveis em terras indianas. Os planos foram anunciados no final de abril e incluem também a introdução de vários modelos elétricos por lá, algo que ainda não temos por parte da montadora no mercado brasileiro.
VEJA TAMBÉM:
- Shineray SHE S e Watts W125: as semelhanças das motos elétricas separadas no nascimento
- Conhece a Avelloz? Marca já supera Haojue e Dafra mesmo com apenas 1 modelo à venda
Uma diferença importante, porém, é que a Índia está em uma fase adiantada quanto às normas de emissões, o chamado BS6, equivalente ao Euro 5 da Europa. O Brasil, por sua vez, está no Promot 4, equivalente à etapa anterior; o Euro 4.
A expectativa é que as primeiras motos com tecnologia flex desembarquem no país em 2024, segundo informações da "Autocar India". Enquanto a experiência brasileira será utilizada nos modelos "flexíveis", a montadora utilizará como base projetos de China e Japão para as futuras motos elétricas. No entanto, a empresa ressalta que deseja que os modelos sejam 100% feitos na Índia.
MAIS DO MUNDO MOTO