CB 300F Twister, Hunter 350 e mais: veja 40 motos esperadas no Brasil em 2023

Modelos de Honda, Royal Enfield e Suzuki estão entre os destaques. Zontes e Bajaj também devem aquecer o mercado
Motos esperadas para o Brasil em 2023

Motos esperadas para o Brasil em 2023 | Imagem: Montagem: MOTOO / Imagens: Honda, Suzuki e Royal Enfield

Os lançamentos de motos em 2023 vão trazer novidades interessantes para o Brasil. Além de modelos confirmados, como Honda CB 300F e Royal Enfield Super Meteor 650, muitas motocicletas são aguardadas, mas, como esperado, as fabricantes mantém segredo sobre a maioria dos produtos que virão. Em um levantamento do MOTOO, mostramos mais de 40 motos aguardadas para o mercado brasileiro. Suzuki V-Strom 800DE e BMW F 900 R também estão entre os destaques, além de novas marcas confirmadas: Fantic e Zontes. Não podemos esquecer também a Bajaj, que depois dos lançamentos iniciais, deve trazer mais novidades, como a Pulsar N250. 

(Esta reportagem foi originalmente publicada em www.motoo.com.br e não pode ser utilizada por outras mídias sem autorização.)

Veja 40 motos esperadas para o Brasil em 2023:

BMW

Bajaj

Dafra

Ducati

Fantic

Harley-Davidson

Honda

Royal Enfield

Suzuki

Triumph 

Voltz

Yamaha

Zontes

BMW

F 900 R

Status: confirmada
Com chegada às lojas confirmada para janeiro de 2023, a F 900 R já está sendo produzida na fábrica da empresa em Manaus. O preço? Partindo de R$ 64.900. Esta naked traz como base o mesmo motor bicilíndrico, de 85 cavalos, visto na F 850 GS (mais detalhes no link). 

S 1000 R

Status: esperada
Ainda não há uma confirmação oficial sobre a chegada da atualização da S 1000 RR ao Brasil, mas isso deve naturalmente acontecer em algum momento. No exterior, o modelo 2023 ganhou nova aerodinâmica com "asas" e mais potência, chegando a 210 cavalos (saiba mais aqui).

Bajaj

Pulsar N250

Status: confirmada
A gigante Bajaj finalmente está no Brasil. Suas vendas começaram em meados de dezembro com os modelos Dominar 160, Dominar 200 e Dominar 400. Uma das motos mais esperadas, no entanto, a Pulsar N250 ainda não chegou. Quando estivemos na Índia, em junho, o MOTOO obteve a informação de que a N250 será vendida no mercado brasileiro, só falta saber quando. Com motor de 24,5 cavalos, a moto será rival da Yamaha Fazer FZ25 e da nova Honda CB 300F Twister (mais detalhes no link).

Pulsar P150

Status: esperada
Com o passar do tempo, a linha Bajaj no Brasil deve ir se expandindo naturalmente e ser ao menos parecida com o que vemos na Índia. Um modelo recém-lançado no mercado indiano, a Pulsar P150 pode cair muito bem em nosso país no futuro, mas ainda é difícil saber quando. Se as coisas acelerarem, quem sabe ainda podemos ter esta moto de 14,5 cavalos ainda em 2023 (saiba mais no link). 

Avenger 160

Status: esperada
Esta pequena custom chegou a figurar entre os modelos em pré-venda da Bajaj no Brasil antes de as concessionárias abrirem, mas isso ainda não se concretizou de fato. Em especificações para o mercado indiano, a moto conta com motor monocilíndrico, de 160 cc, que rende 15 cavalos de potência, além de freio ABS na dianteira.

Chetak

Status: esperada
O modelo seria uma opção interessante, com visual clássico, para a Bajaj entrar no segmento no Brasil. Com autonomia de 90 km, a scooter Chetak tem visual que lembra scooters clássicos, e pode recarregar 20% de sua carga em 60 minutos, levando 5 horas para o completar a bateria em sua totalidade.

Dafra

NH 300

Status: confirmada

Ducati 

DesertX

Status: esperada
A moto é a primeira moto moderna da marca italiana a ter roda de 21 polegadas, na dianteira, e 18 polegadas, na traseira. O motor é um Testastretta, de dois cilindros e 937 cc, que atinge 110 cavalos de potência e 92 Nm de torque (conheça mais sobre a moto).

Diavel V4

Status: esperada
Considerada a moto mais bela do EICMA 2022, o Salão de Milão, esta nova Diavel ganhou o poderoso propulsor V4 Granturismo, de 1.158 cc, capaz de gerar 168 cavalos de potência e 12,8 kgfm de torque. Além disso, ficou 13 kg mais leve (saiba mais no link). 

Scrambler (nova geração)

Status: esperada
A nova geração da Scrambler mantém a identidade vista no modelo anterior, mas atualizou seu visual, ficou mais leve e ganhou avanços tecnológicos (saiba mais aqui). 

Streetfighter V4 Lamborghini

Status: confirmada
Feita em parceria com a Lamborghini, a moto está equipada com motor de 1.103 cc e 208 cavalos originário da Panigale V4 S. Edição limitada a 693 unidades, com entregas previstas para abril de 2023 na Europa, a Streetfighter V4 Lamborghini terá unidades também para o Brasil (conheça mais no link). 

Panigale V4 R (atualização)

Status: confirmada
A esportiva italiana ficou ainda mais poderosa em sua versão só para as pistas. Com valor que pode chegar a 51.525 euros, o modelo foi confirmado para o mercado brasileiro, mas ainda sem data específica (veja detalhes aqui)
 

Multistrada V4 Rally

Status: esperada
O novo modelo expandiu capacidade off-road da moto, com suspensões mais longas e maior distância do solo, além de tecnologia inédita no motor. A Multistrada V4 Rally aumentou a sua autonomia com o novo tanque de 30 litros, além de suspensão de maior curso e maior distância do solo (saiba mais sobre a moto). 

Fantic

Caballero 500

Status: confirmada
Além da Zontes, uma outra marca está confirmada para chegar ao Brasil em 2023: a Fantic. A marca italiana desembarca no Brasil pelas mãos do grupo 2W Motors. O principal produto será a Cabellero 500, uma scrambler clássica com motor monocilíndrico, de 449 cc, que rende 40,5 cavalos de potência (conheça detalhes aqui).

XEF 250

Status: confirmada
Para quem curte off-road, a Fantic vai oferecer a XEF 250, um modelo enduro (saiba mais aqui).

Harley-Davidson

Nightster

Status: esperada
Lançada mundialmente em 2022, o modelo foi a primeira a utilizar a versão de 975 cc do motor Revolution Max, que apareceu antes como 1250 cc em Pan America e Sportster S. A Nightster marca um retorno a algo mais clássico dentro da linha Sportster (saiba mais aqui)

Honda

CB 300F Twister

Status: confirmada
A CB 300F Twister será lançada no Brasil em janeiro como substituta da conhecida CB 250F Twister. O modelo traz inédito motor de 24,7 cavalos, além de visual completamente novo, para competir com a Yamaha Fazer FZ25 (saiba mais no link).

ADV160

Status: esperada
Em um primeiro momento, mostramos que a ADV 160 não estava nos planos da Honda para o Brasil para um futuro próximo. No entanto, com o lançamento da PCX 160, isso pode mudar em breve. Do mesmo modo que sua irmã teve evolução de motor, a ADV deve seguir o caminho similar em algum momento (conheça mais aqui). 

Forza 350 (atualização)

Status: esperada
A scooter Forza 350 chegou em 2022 ao Brasil depois de bastante tempo sendo cotada para o país. No entanto, pouco depois, o modelo foi renovado mundialmente ganhando novo visual, além de outras mudanças. É natural que estas inovações cheguem ao mercado brasileiro também em algum momento (confira detalhes no link). 

CB750 Hornet

Status: esperada
Depois de muita espera, a nova geração da Hornet foi enfim revelada em 2022. O modelo se chama agora CB750 Hornet e traz um inédito motor bicilíndrico de 92 cavalos, além de modos de condução e controle de tração. Não há nenhuma confirmação sobre a vinda da moto ao Brasil, mas não seria inesperado vê-la no Salão Duas Rodas 2023 (mais sobre a moto).

XL750V Transalp

Status: esperada
Se a Hornet vier ao Brasil, as chances de a Transalp vir são ainda maiores. Isso porque os modelos fazem parte de uma nova "família 750" da fabricante japonesa. Apesar de contar com o mesmo motor bicilíndrico, a Transalp é uma aventureira nata, com direito a rodas raiadas, com aro 21 na dianteira (conheça mais aqui).

Africa Twin (atualização)

Status: confirmada
Além das novas opções de pintura, com opções tricolor e preta, o destaque vai para a nacionalização da versão com o câmbio automatizado DCT (transmissão de dupla embreagem). De acordo com a empresa, o Brasil é o primeiro mercado fora do Japão a produzir a tecnologia localmente (confira mais detalhes).

CBR 1000RR-R SP (atualização)

Status: confirmada
Para a maior esportiva da Honda, a empresa realizou alterações no sistema de admissão e escape, o que melhorou a capacidade de aceleração na saída de curvas. Além disso, houve a adoção de um novo desenho interno na caixa do filtro de ar para dar maior sensibilidade do piloto no acionamento do acelerador. O controle de tração (HSTC – Honda Selectable Torque Control) e o sistema de Quickshifter também receberam novas configurações (veja mais aqui).

Royal Enfield

Scram 411

Status: esperada
Apesar de não haver uma confirmação oficial da Royal Enfield, é dada como quase certa a chegada da Scram 411 ao Brasil. Seguindo o padrão de levar seus principais lançamentos ao país, não poderia ser diferente com esta irmã mais urbana da Himalayan (veja mais aqui).

Hunter 350

Status: confirmada
Com a mesma base de Meteor 350 e Classic 350, a Hunter 350 surgiu como o modelo mais acessível da Royal Enfield. Seu visual é mais moderninho, apesar de trazer a linha clássica da empresa, mas o motor é o conhecido monocilíndrico, de 349 cc, que rende 20,2 cavalos de potência (conheça detalhes aqui).

Super Meteor 650

Status: confirmada
A Super Meteor 650, nova estradeira da Royal Enfield, está confirmada o Brasil, segundo apuração feita pelo MOTOO no EICMA 2022. Com uma pegada bem ao estilo custom, o modelo pode preencher espaço deixado por modelos Harley-Davidson com uma opção mais acessível que a dos modelos atuais da marca norte-americana (saiba mais no link).

Himalayan (atualização)

Status: esperada
Sem alterações mecânicas, a trail da marca indiana foi atualizada no exterior com novos detalhes, como entrada USB e novas cores (conheça mais detalhes aqui).

Suzuki

V-Strom 800DE

Status: confirmada

A Suzuki possui agora uma nova "família 800", que integra as novas V-Strom 800DE e a inédita GSX-8S. Agora com novo motor bicilíndrico em paralelo, de 776 cc de cilindrada, que rende 82 cavalos de potência, o aventureira também conta novo quadro de aço e painel TFT de 5 polegadas. O modelo está previsto para o segundo semestre de 2023 (conheça detalhes no link).

GSX-8S 

Status: confirmada
Uma concorrente para a nova Hornet, a naked conta com visual agressivo e 3 modos de condução. Seu conjunto é compacto e passa a impressão de bastante agilidade, além de trazer um estilo de visual inédito para a linha Suzuki (saiba mais no link). 

Triumph

Street Triple

Status: esperada
Linha 2023 apresentada na Europa da naked britânica fica mais potente do que nunca, com 130 cavalos nas versões RS e Moto2. A segunda, inspirada na categoria base da MotoGP. O modelo atualizado chega ao mercado europeu a partir de março, então podemos esperar que demore um pouco mais para que chegue também no Brasil (conheça mais no link). 

Voltz 

Miles

Status: confirmado
Depois de inaugurar sua fábrica em 2022, a brasileira Voltz deve ter um ano agitado de lançamentos. O triciclo Miles é uma das novidades, mas será vendido diretamente a empresa, a princípio. Com um porta-malas de 750 litros de volume, o modelo tem foco no transporte de carga para o consumidor final, como botijões de gás ou garrafões de água (mais detalhes aqui).

Nova city

Status: confirmada
Por enquanto, apenas algumas imagens da nova elétrica urbana da Voltz foram divulgadas. Ainda sem nome definido, ela deve ser uma irmã maior da atual EVS, mais "bombada", podemos notar um visual mais parrudo e esportivo de naked, inclusive, com as pedaleiras colocadas mais para trás (veja mais aqui).

Trail

Status: confirmada
As informações da primeira trail elétrica da Voltz ainda são escassas, baseadas apenas nas imagens. Ela tem um visual adventure e conta com roda raiada. Ela conta com bagageiro, anti-spray na roda traseira e bolha dianteira (saiba mais no link).

Nova scooter

Status: confirmada
Feita para ser do "tamanho de uma Honda PCX", a nova scooter elétrica será então um degrau acima da EV1 Sport. Há uma ampla bolha para proteção aerodinâmica, enquanto o escudo dianteiro tem formato mais geométrico em comparação à EV1 Sport. O assento parece amplo e com boa divisão em dois níveis para acomodar o garupa (conheça detalhes no link).

YAMAHA

MT-07 (atualização)

Status: esperada
Ainda mais com uma possível chegada da nova Honda Hornet ao Brasil, é esperado que a Yamaha faça alguma movimentação com a MT-07. Além do visual atualizado, que já está presente há algum tempo na Europa, a naked ganhou recentemente novo painel TFT e conectividade com smartphone (saiba detalhes no link). 

MT-09 (atualização)

Status: esperada
A exemplo de sua irmã menor, a MT-09 também já conta com evolução em outros mercados. Além de um visual renovado, com direito a outro farol na dianteira, a moto ganhou novo motor maior, com 889 cc de cilindrada, e 117 cavalos de potência (veja mais sobre). 

XMax 250/300

Status: esperada
No Brasil, temos o bem-sucedido XMax 250 como um scooter mais requintado no portfólio da Yamaha. Para alguns mercados, no entanto, há uma opção de maior cilindrada: o XMax 300. O modelo acaba de evoluir na Europa com novo visual, painel renovado e mais conectividade. Ainda não sabemos qual será a estratégia para o Brasil: trazer a scooter 300 ou atualizar a 250 com estas novidades (conheça mais detalhes aqui).

ZONTES

310V

Status: esperada
Confirmada como nova marca nas mãos da JTZ, a mesma empresa de Suzuki, Kymco e Haojue, a Zontes possui um portfólio global bem interessante, mas ainda não temos as informações de quais modelos serão vendidos no Brasil. Nas entrelinhas, a empresa disse que a nova marca estaria na faixa de "310 cilindradas", além de mostrar a silhueta da 310V. Desse modo, podemos supor que esta pequena cruiser será vendida no país, além de 310T e 310R.

Por

Rafael Miotto

Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, já percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.

Veja mais artigos

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos