Motor boxer da BMW recebe terceiro conceito
Em busca da moto ideal para seu motor de 1800 cc, marca alemã apresenta mais um estudo
A divisão de motocicletas da BMW está procurando o modelo ideal para colocar o seu novo motor boxer e com isso tem feito diversas experiências e criado motocicletas incríveis. O conceito R18 traz tudo o que a BMW Motorrad costumava ser quando nasceu, mas como uma releitura moderna. Com ela a marca mostra que planeja uma nova moto para longas viagens.
Markus Schramm, chefe da BMW Motorrad, descreve o projeto da seguinte maneira: “Com essa bicicleta dos sonhos, a BMW Motorrad apresenta sua própria versão de uma oferta emocional e autêntica para o segmento de grand cruiser”.
Finalmente a BMW revelou como é esse novo motor boxer que é o coração da R18: bicilíndrico de 1800 cilindradas. Ou seja, a marca resgata tanto o design quanto a propulsão utilizada na década de 1960, quando suas motocicletas andavam com motores boxer, mas agora com refrigeração a ar e óleo também.
Essa moto é a terceira criação que tem como base o motor de dois cilindros boxer. A primeira foi a japonesa Custom Works Zon, uma Hot Rod. A segunda surgiu no Texas, Estados Unidos, e foi a Birdcage que, como o nome indica, criou um protótipo que parece uma gaiola e abriga o propulsor de 1800 cc.
“Para mim, motos como o BMW Motorrad Concept R18 são uma resposta a uma necessidade crescente entre a comunidade de motociclismo: em vez de tecnologia, o foco aqui é na simplificação, autenticidade e transparência. Eu observo um anseio quase romântico por engenharia mecânica real. O nosso objetivo com esta moto conceitual é atender a essa necessidade e transformá-la em uma declaração analógica na era digital. Temos uma rica história de motocicletas icônicas e todas elas possuem as mesmas características de design. Acreditamos que isso ainda pode funcionar bem hoje com a tecnologia atual ”, diz o chefe de design Edgar Heinrich.