Moto mais barata da Honda em 2024 vai bem em uma metrópole? Análise
Com preço a partir de R$ 9.570, Pop 110i 2024 é econômica e fácil de pilotar. Saiba como é rodar com ela em São Paulo
A Honda Pop 110i é a moto mais barata da marca no Brasil. O modelo foi feito com foco especial para a Nordeste, Norte e Centro-Oeste, onde reconhecidamente se tornou uma substituta de animais como o jegue desde o surgimento da Pop 100 em 2007.
Para seu modelo 2024, a Pop 110i 2024 tem preço sugerido de R$ 9.570, sem frete incluso, porém pode chegar a R$ 11.611 em média, segundo levantamento da Tabela Fipe. Seu conjunto é propositadamente simples, incluindo os já pouco usados freios a tambor em ambas as rodas, além do mesmo motor 110 visto na Biz 110.
Que a moto já foi capaz de conquistar regiões nos rincões do país não há dúvida, mas seria a moto uma boa opção por exemplo para a metrópole de São Paulo? É o que vamos analisar nestas impressões.
VEJA TAMBÉM:
- Sahara 300: nova trail Honda vale a pena? Impressões
- Nova Himalayan 450: como é andar na Royal Enfield que pode mudar tudo
É uma bicicleta?
Antes pouco vista em SP, a Pop se tornou razoavelmente mais comum devido ao seu fornecimento por aluguel via a startup Mottu. Inclusive, durante minha rodagem com ela foi perguntado algumas vezes sobre isso.
Um senhor até falou sobre o interesse dizendo que iria "comprar uma para a filha". O que certamente chama a atenção na Pop é sua facilidade de pilotar. É um modelo de apenas 87 kg (peso seco), "quase uma bicicleta", como alguns motociclistas falaram.
Isso torna a manobrabilidade da moto muito positiva para rodar entre os carros e fazer necessários contornos em meio ao tráfego pesado.
Motor da Biz
Estamos falando aqui de um modelo de baixa cilindrada. São apenas 110 cc, de um monocilíndrico, que oferece 7,9 cv de potência a 7.250 rpm e 0,90 kgfm de torque máximo a 5.000 rpm.
O fato de ser leve é uma grande vantagem, mas muitas vezes, em vias de trânsito mais rápido há uma falta de elasticidade do motor que era totalmente esperada. São somente 4 marchas com câmbio do tipo rotativo: o mesmo da Biz. Não tem aquele negócio de a primeira pra baixo e as outras pra cima; as trocas seguem uma ordem de para baixo se sobe e para cima se desce.
Aqui o pedal é pensado com dois pontos de apoio para pisar -- um na frente e outro atrás. No entanto, neste caso as trocas não são semi-automáticas como na Biz pois a embreagem está lá.
Moto econômica
Certamente a economia de combustível é um dos grandes atrativos da moto. Com um consumo médio de quase 60 km/l, exatos 59,6 km/l, segundo testes feitos pela fabricante, a Pop 110i é uma mão na roda para quem deseja gastar menos para rodar bastante na cidade. Vale destacar que o consumo pode variar de moto para moto, isso porque uma pilotagem mais agressiva vai certamente fazer a queima de combustível aumentar, mas a Pop está certamente entre os modelos mais econômicos da atualidade.
O modelo também suporta bem as irregularidades na pista. Equipada com rodas raiadas, de 17 polegadas (dianteira) e 14 polegadas (traseira), a Pop 110i enfrenta com valentia lombadas e buracos, se saindo melhor do que a maioria das scooters, por exemplo. Para os freios, ainda com o arcaico tambor, tem um desempenho nada mais do que o necessário para uma moto tão leve.
Dá pra usar Pop em São Paulo?
O veredito é que a Pop é sim uma boa opção para rodar em uma metrópole. Ela traz uma robustez que pode enfrentar lugares afastados e se sai bem também na cidade. Os destaques são a economia e facilidade de pilotar. A exceção fica para quem pega vias rápidas ou mesmo trechos de rodovias, que podem fazer o motociclista sofrer um pouco. Outro ponto a se considerar é o preço cobrado nas lojas, que pode estar muito além do que o PPS (preço público sugerido).
FICHA TÉCNICA - HONDA POP 110i 2024 |
PREÇO | R$ 9.570 |
MOTOR | OHC, 1 cilindro, 109,1 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
COMBUSTÍVEL | Gasolina |
POTÊNCIA | 7,9 cavalos a 7.250 rpm |
TORQUE | 0,90 kgfm a 5.000 rpm |
CONSUMO | 59,6 km/l |
TOP SPEED | Não divulgado |
DIÂMETRO x CURSO | 50,0 x 55,6 km/l |
CÂMBIO | 4 marchas |
CHASSI | Monobloco |
COMPRIMENTO | 1.843 mm |
LARGURA | 745 mm |
ALTURA | 1.033 mm |
ENTRE-EIXOS | 1.234 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 136 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 749 mm |
PESO SECO | 87 kg |
TANQUE | 4,2 litros |
FREIOS | CBS |
FREIO DIANTEIRO | Tambor, 110 mm |
FREIO TRASEIRO | Tambor, 110 mm |
PNEU DIANTEIRO | 60/100 - 17 |
PNEU TRASEIRO | 80/100 - 14 |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Garfo telescópico, 100 mm |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Dois amortecedores, 83 mm |
CORES | Branco, vermelho ou preto |