Moto de produção mais antiga do mundo vendida por mais de R$ 1 milhão

Exemplar da Hildebrand & Wolfmüller, de 1894, foi arrematado em leilão na França. Modelo conta com motor bicilíndrico, de 1.489 cc, e 2,5 cavalos
Hildebrand

Hildebrand | Imagem:

Um exemplar da moto de produção em série mais antiga do mundo foi vendido por 195.500 euros na França. A Hildebrand & Wolfmüller, de 1894, alcançou então quantia equivalente a mais de R$ 1 milhão (cotação do dia), cerca de R$ 1.095.000 em conversão direta, segundo a casa de leilões Bonhams

O processo de criação da primeira moto da história não aconteceu da noite para o dia. Diversos exemplares, que mais pareciam algum tipo de bicicleta, surgiram no século 19. Há um consenso, no entanto, de a Daimler Reitwagen ser o modelo que inaugurou a história das motocicletas, em 1885, na Alemanha, utilizando motor de combustão interna.

FOTOS: todos detalhes da Hildebrand

Quase 10 anos depois, coube a Hildebrand & Wolfmüller iniciar a produção do modelo, também de origem alemã, que ganhou o status de primeira moto produzida em série na história.

Hildebrand
Hildebrand & Wolfmüller, de 1894
Imagem: Bonhams

Esta reportagem foi originalmente publicada em www.motoo.com.br e não pode ser reproduzida por outras mídias sem autorização.

Exemplar mais antigo

A unidade vendida no leilão da Bonhams possui a reputação de ser a mais antiga produzida pela Hildebrand & Wolfmüller ainda existente, das cerca de 2 mil produzidas. Este exemplar conta o chassi de número 619, enquanto o motor é o item 69. O modelo lembra muito uma bicicleta, como em suas rodas, pneus e assento.

Hildebrand
Hildebrand & Wolfmüller, de 1894
Imagem: Bonhams

VEJA TAMBÉM:

O freio consiste em duas sapatas que pressionam diretamente o pneu. Seu motor é um bicilíndrico de 1.489 cc, 4 tempos, que produz 2,5 cavalos de potência máxima, o que possibilita uma velocidade máxima de 45 km/h. Não havia transmissão secundária, nem embragem, então as bielas dos pistões ficam conectadas diretamente a roda traseira, e elásticos ajudam a puxar os pistões no retorno.

Siga o MOTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Helo | Twitter

Hildebrand
Hildebrand & Wolfmüller, de 1894
Imagem: Bonhams

MAIS DO MUNDO MOTO

 

 

Por

Rafael Miotto

Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, já percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.

Veja mais artigos

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos