Moto clássica 0km surpreende no visual: preço passa dos R$ 460 mil
Conheça a exclusiva Praga ZS 800, da República Tcheca, que terá somente 28 unidades. Modelo utiliza motor Kawasaki e suspensão inusitada
A Praga ZS 800 surgiu como uma verdadeira surpresa no mundo das motos. Com visual extremamente clássico, o modelo desenvolvido na República Tcheca já nasce também como um item de colecionador: somente 28 unidades serão produzidas com entregas previstas para meados de 2023 na Europa. O preço? 86.000 euros.
Em conversão direta, o modelo vale o equivalente a R$ 460 mil (cotação do dia), sem considerar outros gastos ou taxas. A Praga é uma fabricante de veículos, incluindo até aviões, de origem em 1907. Atualmente, a empresa fabrica modelos exclusivos como o hipercarro Praga Bohema, de 700 cavalos.
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Para a ZS 800, a inspiração veio da motocicleta BD 500 de 1928. De acordo com a fabricante, o primeiro comprador da nova moto fez a encomenda diretamente de Dubai. Não há informações, em um primeiro momento, se o modelo pode ser vendido no Brasil, caso exista interesse.
Motor de Kawasaki
Para impulsionar a ZS 800, a empresa fez uso do motor bicilíndrico, de 773 cc, da Kawasaki, o mesmo da W800. Na moto tcheca ele rende 50 cavalos de potência e 65 nm de torque, trabalhando em conjunto com câmbio de 5 marchas. A moto chama atenção, no entanto, por algumas soluções pouco usuais como acontece em sua suspensão dianteira.
O sistema consiste de garfo com um amortecedor fixado no meio - um Öhlins (TTX22) com mola de titânio totalmente ajustável. Na traseira, o quadro é rígido e a solução é um amortecedor, também Öhlins, fixado diretamente sob o selim. Por sua vez, a estrutura do chassi é feita de aço cromo-molibdênio, enquanto as rodas são de carbono trançado e o escape de titânio.
Isso tudo faz com que a moto tenha peso de 158 kg (142 kg a seco), isso para um tanque de 11,5, que possui tampa de carbono forjado. De acordo com a empresa, o conjunto proporciona uma distribuição de peso de 50/50 entre as rodas.
Para os freios, nada de ABS nem discos, a moto conta com o arcaico sistema a tambor, certamente para deixar seu visual o mais clássico possível.
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