Morre Osamu Suzuki, ex-CEO da Suzuki, aos 94 anos
Executivo liderou empresa por mais de 4 décadas e foi chave na presença global da Suzuki
Osamu Suzuki, ex-CEO e presidente honorário da Suzuki Motor Corporation, faleceu em 25 de dezembro de 2024, aos 94 anos, vítima de linfoma maligno. Figura central na transformação da montadora japonesa em uma potência global, Suzuki liderou a empresa por mais de quatro décadas, destacando-se no mercado de veículos compactos, motocicletas e parcerias estratégicas internacionais.
Durante sua gestão, a Suzuki expandiu sua presença internacional, com destaque para a fundação da Maruti Suzuki na Índia, em 1982, que lidera o mercado local com cerca de 40% de participação. Ele também estabeleceu alianças com gigantes como General Motors, Volkswagen AG e Toyota Motor Corporation.
VEJA TAMBÉM:
- SEGREDO MUNDIAL: uma pequena aventureira de gigante indiana!
Suzuki deixou a presidência em 2015, aos 85 anos, passando o cargo para seu filho, Toshihiro Suzuki, e em 2021, deixou a posição de presidente do conselho, tornando-se conselheiro sênior até seu falecimento.
A Suzuki Motor Corporation anunciou que, conforme os desejos de Osamu Suzuki, o funeral foi realizado de forma privada, restrito à família. Uma cerimônia pública será organizada posteriormente.
Início na Suzuki
Nascido em 30 de janeiro de 1930, na cidade de Gero, província de Gifu, Japão, Suzuki formou-se em Direito pela Universidade Chuo em 1953. Ele entrou na Suzuki em 1958, após casar-se com Shoko Suzuki, filha do então presidente Shunzo Suzuki, e adotou o sobrenome da família. Ao longo de sua carreira, Suzuki ocupou cargos de destaque, tornando-se diretor em 1963 e presidente em 1978.