Mercado de motos vai crescer mais do que o esperado, diz Abraciclo

Nova perspectiva da associação é que a produção cresça 9,3% e alta nos emplacamentos seja de 14,4%
Fábrica da Honda, uma das associadas Abraciclo, no Polo Industrial de Manaus

Fábrica da Honda, uma das associadas Abraciclo, no Polo Industrial de Manaus | Imagem: Divulgação

A Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) reviu suas projeções para este ano e agora acredita que o mercado de motos vai crescer mais do que o esperado para as suas associadas. 

A nova perspectiva é produzir 1,720 milhão de motocicletas até o fim do ano nas linhas de montagem das fábricas instaladas no Polo Industrial de Manaus, uma alta de 9,3% na comparação com o ano passado. A perspectiva inicial era produzir 1,690 milhão de unidades.

VEJA TAMBÉM:

A Abraciclo também revisou a projeção de vendas no varejo. A nova perspectiva é que os licenciamentos alcancem 1,810 milhão de motos em 2024, alta de 14,4% na comparação com o ano passado (1.582.032 motocicletas). A projeção anterior era que as vendas no varejo totalizassem 1,700 milhão de unidades.

Para Marcos Bento, presidente da Abraciclo, embora o momento seja de atenção por parte da indústria devido à estiagem na região amazônica, o mercado segue em alta, com grande demanda por parte do consumidor. 

VEG Bajaj Guarulhos
Concessionária da Bajaj, associada Abraciclo; expectativa é de alta nas vendas
Imagem: Bajaj

“A motocicleta tem atraído cada vez mais novos consumidores. Desta forma, estamos alterando nossas previsões baseados nos bons números alcançados até aqui e nas expectativas para o último trimestre do ano, tradicionalmente positivo graças à injeção do 13° salário na economia”, explica.

Para as exportações, a associação manteve a estimativa de embarque de 35 mil motocicletas para 2024, o que corresponde a um crescimento de 6,3% em relação às 32.931 unidades exportadas em 2023.

Em setembro, 144.084 motocicletas saíram das linhas de montagem do Pólo, volume 2,7% maior em relação ao alcançado no mesmo mês do ano passado e 12,2% menor na comparação com agosto. Segundo levantamento da associação, esse foi o melhor desempenho para o mês em 11 anos.

Siga o MOTOO nas redes: WhatsApp | Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | TikTok | Twitter

Já as vendas no varejo chegaram a 156.643 unidades no mês passado. Na comparação com setembro do ano passado, a alta foi de 16%. Em relação a agosto houve retração de 4,4%. Foi também o melhor resultado para o mês em 14 anos.

As três categorias mais emplacadas foram: Street, com 51,7% de participação no mercado; Trail (17,9%) e Motoneta (13,4%).

Por

Fernando Pedroso

.

Veja mais artigos

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos