Líder global de motos elétricas começa a produzir no Brasil
Chinesa Yadea iniciou fabricação de modelos em Manaus em parceria com a Jabil
A Yadea, líder global de veículos elétricos de duas rodas, iniciou a produção de modelos no Brasil, marcando um novo estágio na expansão internacional da empresa. O país é o quarto mercado fora da China a receber uma linha de montagem da marca, após Vietnã, Indonésia e Tailândia. A fabricação ocorre em Manaus (AM), em parceria com a Jabil, no polo industrial da capital amazonense.
Embora tenha feito o anúncio sobre a produção, a empresa não deu detalhes iniciais sobre quais serão os modelos feitos nacionalmente. Na imagem divulgada, podemos ver um modelo de pequeno porte.

Em seu site destinado ao Brasil, a Yadea apresenta 3 modelos: DT3, uma pequena scooter de micromobildia; a Fierider, uma scooter mais encorpoada; e a moto elétrica Keeness. No entanto, não há informações oficiais de preço, tampouco a confimação de venda desses produtos.
A empresa possui outros modelos interessantes, como a Kemper, uma moto elétrica de maior performance, mas que não está presente no site da empresa até então.

Líder das elétricas
Com mais de 100 milhões de unidades vendidas globalmente, a Yadea lidera o mercado de veículos elétricos de duas rodas há oito anos consecutivos, de acordo com seus dados. A companhia possui seis centros internacionais de pesquisa e desenvolvimento e mais de 2.000 patentes registradas. Sua rede de distribuição soma mais de 40 mil pontos de venda em diversos países.

"O Brasil é um dos nossos mercados mais importantes na América Latina", disse o Sr. He, gerente geral da Yadea Brazil Company, em comunicado. "O lançamento de modelos fabricados localmente não é apenas um investimento estratégico - é um compromisso de longo prazo com a região. Continuaremos expandindo nossa presença e proporcionando aos nossos usuários uma jornada incrível."