Leva capacete no braço? Entenda o grave risco na moto
Carregar o casco no braço enquanto pilota aumenta possibilidade de lesões. Veja maneira certa de levar
Carregar o capacete no braço ao pilotar uma motocicleta, algo comum entre motociclistas no Brasil, representa um risco sério à segurança do motociclista. Além de comprometer a dirigibilidade da moto, isso pode causar lesões graves em caso de queda ou colisão. O alerta é feito por especialistas em trânsito e segurança viária, e recentemente ganhou destaque com uma campanha do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.
Em um vídeo publicado no Instagram, a corporação demonstrou os perigos reais de carregar o capacete no braço. A simulação mostra como o equipamento, em caso de acidente, pode se tornar um fator de agravamento dos ferimentos. O conteúdo viralizou e ultrapassou 1,1 milhão de visualizações.

Segundo os bombeiros, o impacto do capacete no braço pode resultar em ferimentos graves, mesmo a baixas velocidades como a 20 km/h. "A alavanca criada pelo capacete no impacto pode quebrar o braço em vários pontos — e sim, já vimos isso acontecer várias vezes", disse a corporação;
Além do risco físico, carregar o capacete no antebraço ou no cotovelo prejudica os movimentos do piloto, reduz a capacidade de reação e afeta o equilíbrio ao manobrar, especialmente em curvas ou frenagens bruscas. Também há o perigo de o capacete se soltar e atingir terceiros, como pedestres ou outros veículos.

A forma correta de transportar o capacete
Especialistas recomendam que o capacete seja sempre transportado de maneira segura e estável. As duas opções mais indicadas são:
- No baú da motocicleta: é a forma mais segura e prática, protegendo o equipamento e evitando qualquer interferência na condução.
- Amarrado firmemente no banco do passageiro ou no bagageiro (quando a moto tem), com elásticos específicos ou redes de fixação. Nesse caso, é essencial que o capacete esteja bem preso para não se soltar durante o trajeto.
Maneira correta de carregar capacete na moto Imagem: Bombeiros MG
Além de preservar a integridade física do piloto, isso evita danos ao capacete, que, se sofrer impactos mesmo fora do uso, pode perder sua capacidade de proteção.
Curtiu essa dica de segurança? Deixe seu comentário!