KTM se prepara para assumir operação no Brasil (e com fábrica própria)
Informações obtidas pelo MOTOO indicam que transição deve ocorrer nos próximos meses
A KTM, gigante europeia das motos, está perto de assumir a operação no Brasil de forma direta, de acordo com informações obtidas pelo MOTOO. Em meio a uma crise mundial, a empresa integrante do Grupo Pierer se prepara para uma transição no mercado brasileiro que deve incluir uma fábrica em Manaus.
O plano ainda não foi divulgado de forma oficial e a marca não comenta abertamente sobre o assunto, mas segundo nossa reportagem apurou, o processo já está em andamento. Como mostramos em abril de 2024, a fabricante integrante do grupo Pierer havia dado o primeiro passo para ter uma fábrica no Brasil.
Documento do Conselho de Desenvolvimento do Amazonas (Codam) mostrava projeto de implantação com investimento de R$ 97 milhões previsto à época. Em outubro do ano passado, outro movimento importante aconteceu com o projeto industrial apresentado para para o Conselho de Administração (CAS) da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Estas informações foram publicadas primeiramente no portal www.motoo.com.br e estão protegidas pela Lei de Direito Autoral. Não é permitida a reprodução.
Motos de baixa e alta cilindrada
Os detalhes apresentados aos órgãos governamentais mostram que a KTM do Brasil pediu permissão para produzir modelos de baixa cilindrada, até 450 cc, além de produtos também acima dessa faixa. Isso traz perspectiva de podermos ver mais modelos de menor porte da empresa no Brasil, como a recém-lançada KTM 390 Enduro R, por exemplo.
No entanto, em um primeiro momento, a empresa deve focar em seus modelos da linha off-road. De acordo com informações de bastidores obtidas pelo MOTOO, a KTM do Brasil deve assumir a operação local em abril. Além de modelos da própria marca laranja, a empresa também é dona de outros ícones das motos, como a Husqvarna.
Como é de conhecimento geral, a KTM possui atualmente uma parceria comercial com Factory Powesports, enquanto a montagem dos produtos é feita com a Dafra.
Reestruturação mundial
Como temos mostrado em diversas reportagens aqui no portal, o grupo Pierer Mobility passa por uma grave crise financeira. Isso tem provocado uma reestruturação global da empresa, inclusive com cortes de gastos, que também culminou na venda da MV Agusta, marca italiana de luxo. O processo de recuperação ainda está em andamento e necessita de etapas na Justiça.
Além de procurar investidores, a empresa realizou uma mudança importante sem seu comando, com a troca de CEO. Stefan Pierer deu lugar a Gottfried Neumeister. A produção na Áustria, em Mattighofen, está prevista para recomeçar em março.