KTM oficializa venda da luxuosa MV Agusta (em meio à crise)
Negócio envolve retorno da marca italiana ao grupo Art of Mobility de Timur Sardarov
A KTM anunciou oficialmente a venda da MV Agusta nesta sexta-feira, 31 de janeiro. Menos de um ano após assumir controle acionário da marca de luxo italiana, o grupo austríaco Pierer Mobility, dono de KTM, Husqvarna e Gas Gas, confirmou a intenção de transação, mas ainda está sujeita à aprovação de autoridades regulatórias.
O negócio, que ainda não teve valor anunciado, envolve a Art of Mobility, empresa controlada pela família Sardov. Esta empresa é atual sócia da MV Agusta e antiga dona majoritária. A expectativa é que o acordo seja fechado no primeiro semestre de 2025.
O grupo Pierer Mobility passa por uma grave crise financeira. Em 2024, houve queda de 29% na receita, o que culminou também na troca de CEO. A empresa passa por uma série de reestruturações com o objetivo de voltar à rentabilidade.
Nova (e velha) dona da MV
Com a aquisição, a Art of Mobility reassume o controle integral da fabricante italiana, encerrando oficialmente a parceria com a KTM.
"Com essa medida, a empresa também pretende proteger sua valiosa rede de fornecedores e concessionários, resguardando-os de quaisquer possíveis interrupções financeiras, impedindo que sejam afetados pelo processo de reestruturação da KTM", disse a Art of Mobility.
Em 2024, a MV Agusta registrou crescimento, vendendo 4.000 motocicletas e alcançando um aumento de 116% nas vendas em relação a 2023. Atualmente, a rede global da marca conta com 219 pontos de venda ativos, incluindo 41 centros de serviço, com previsão de expansão para 270 unidades até o final de 2024.
O CEO da Art of Mobility, Timur Sardarov, destacou que a retomada do controle total da MV Agusta reflete um momento de fortalecimento para a marca. Ele ressaltou que os avanços estruturais realizados nos últimos dois anos serão fundamentais para a continuidade do crescimento da empresa. A MV Agusta continuará operando de forma independente, com sua sede em Varese, na Itália.