KTM mais próxima de comprar a MV Agusta

Em entrevista à revista italiana "DueRoute", executivo da KTM revelou detalhes do plano de expansão para a MV Agusta. Obejtivo é produzir 12 mil motos por ano
MV Agusta e KTM se unem para vendas de motos na América do Norte

MV Agusta e KTM se unem para vendas de motos na América do Norte | Imagem: Montagem: Rafael Miotto / Motoo / Imagens: MV Agusta e KTM

A gigante KTM não esconde que deseja comprar a exclusiva MV Agusta. Apesar de já ter adquirido 25,1% de participação na fabricante italiana de luxo, a austríaca quer se tornar dono majoritária da MV, segundo revelou Hubert Trunkenpolz, membro do comitê executivo do Pierer Mobility Group (PMG), que detém a KTM.

Em entrevista à revista italiana "DueRoute", Trunkenpolz deu detalhes dos planos para a "joia" italiana, conhecida por suas motos exclusivíssimas. “Assim que tivermos a maioria da empresa, pretendemos trazê-la de volta para onde ela merece e, ao mesmo tempo, proteger sua especificidade", afirmou Trukenpolz.

Vale lembrar que a Pierer já é responsável pela venda das MV Agusta nos Estados Unidos, Canadá e México. Além disso, após a aquisição de parte da marca italiana, a KTM se tornou responsável pelo fornecimento e compra de suprimentos para a italiana, que possui a sua sede em Varese. Sempre importante ressaltar que a indiana Bajaj também é dona da Pierer, com 49,9% de participação.

MV Agusta Rush 1000 2023
MV Agusta Rush 1000 2023
Imagem: MV Agusta

MV Agusta tem que ficar na Itália

Aconteceria então com a MV Agusta algo parecido com a Husqvarna, de origem sueca, que atualmente utiliza a mesma base mecânica das KTM ou mesma a Gas Gas, marca espanhola que também é integrante do grupo? Segundo Trunkenpolz, o caminho para a MV seria diferente, e sem demissões. 

“Prometi falar com o pessoal deles e repito hoje: isso não vai acontecer. A MV Agusta, fora da Itália e longe da histórica fábrica de Varese, está destinada a morrer. Queremos fazê-lo prosperar e não queremos despedir, pelo contrário", afirmou. Para o executivo, o objetivo é elevar a produção anual de cerca de 1 mil unidades para 12 mil motos. 

"Queremos investir fortemente na fábrica de Varese nos próximos dois anos. Mas antes de tudo temos que trabalhar na rede comercial e de vendas, desenvolver um negócio que seja sustentável para a MV Agusta. E como está hoje, lamento dizer, o negócio da MV Agusta não pode ficar sozinho”, disse o executivo, em entrevista à revista. 

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Por

Rafael Miotto

Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, já percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.

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