KTM lança a nova 890 Duke R oficialmente
Novidade substituirá a atual 790 Duke. Segundo a marca, oferecerá tudo e mais um pouco na comparação com a antecessora
A KTM revelou a nova 890 Duke R ao público durante o EICMA, salão de motocicletas que ocorreu em Milão (ITA) em 2019. Agora, a marca fez o lançamento oficial do modelo para o mercado, com as vendas tendo início na Europa nas próximas semanas. O modelo substituirá a atual 790 Duke na linha da marca austríaca, mas ainda não teve os preços revelados.
Se a antecessora era apelidada de “Scalpel”, bisturi em inglês, a nova 890 Duke R está sendo chamada pela KTM de “Super Scalpel”. Na comparação entre a 790 e a nova Duke R, a moto ficou 3,5 kg mais leve, totalizando 166 de kg de peso a seco, sem contar combustível e fluídos.
Uma das soluções adotadas pela KTM buscando um menor peso e maior performance para a 890 Duke R é o braço oscilante de treliça, que oferece maior rigidez. Para a suspensão, a moto lança mão na dianteira de um conjunto WP APEX totalmente ajustável com tubos de 43 mm, enquanto na traseira há um amortecedor único também WP APEX totalmente ajustável.
Seu motor de 890 cm³ agora entrega 121 cv de potência máxima, sendo cerca de 16 cv mais potente que a atual 790, e o torque chega a 10 kgfm, com pico a 7.750 rpm. A KTM 890 Duke R conta com acelerador eletrônico integrado a uma central inercial de seis eixos para atuar em conjunto com os modos de pilotagem, ABS em curvas, controle eletrônico da embreagem, controle de tração e o sistema quickshift, para efetuar as trocas de marchas para cima sem precisar utilizar a embreagem ou aliviar a mão do acelerador.