Kawasaki já tem seu próprio 'Prius de duas rodas'; conheça a Ninja 7 Hybrid
Moto chega à potência combinada, elétrica e a combustão, de quase 70 cavalos, e com consumo médio de 25 km/l. Modelo ainda tem câmbio automatizado e até marcha ré
A Kawasaki Ninja 7 Hybrid foi oficialmente apresentada pela marca na Europa. O modelo segue na esteira das elétricas Ninja e-1 e Z e-1 no movimento feito pela empresa para trazer novas tecnologias ao mercado de duas rodas. Classificada como a primeira motocicleta híbrida de alta performance, além dos pequenos scooters existentes, o modelo pode revolucionar o setor. Será que temos agora uma espécie de "Toyota Prius de duas rodas"?
Ainda é cedo para saber os resultados, mas ao menos em suas especificações a moto chama atenção. O preço da Ninja 7 Hybrid 2024 ainda não foi definido, mas o modelo deve desembarcar nas lojas europeias em breve. Ainda não há informações sobre uma possível venda da moto híbrida da Kawasaki no Brasil.
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Quase 70 cavalos de potência
Ao contrário de alguns exemplos de motos híbridas já existentes, especialmente na Ásia, onde estes modelos usam energia elétrica apenas com apoio de algumas funções, o sistema da Ninja 7 Hybrid eleva esta tecnologia a outro patamar. O modelo está equipado com dois motores, um a combustão e outro elétrico, que chegam a quase 70 cavalos de potência.
Sue motor tradicional é o bicilíndrico de 451 cc, já visto na Eliminator 500, que graças ao sistema "e-boost" alcança aqui 69,47 cavalos de potência. Vale lembrar que sem a ajuda elétrica este motor fica na casa dos 50 cavalos. O torque misto elétrico e a combustão também atingem interessantes 6,2 kgfm a 2.800 rpm.
De acordo com a empresa, em termos de aceleração a Ninja 7 Hybrid poderia rivalizar com motos de 1.000 cc. Algo diferente também na moto é o câmbio automatizado de 6 velocidade, sem alavanca de embreagem, que pode ser operado por meio de botões.
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Moto grande econômica
Outro atributo da moto híbrida da Kawasaki está relacionado à economia de combustível. O modelo pode fazer média de 25 km/l, o que em um patamar atrativo para uma moto desta potência final. Segundo a empresa, o gasto pode ser menor se o modelo rodar na opção mais econômica. Para definir o estilo de pilotagem, e também influir no consumo, o modelo conta com 3 modos de condução: Sport-Hybrid, ECO-Hybrid e EV. Esta última utilizando somente o motor elétrico, mas com velocidade e autonomia limitados.
Em seu chassi, o modelo conta com garfo telescópico na dianteira, de 41 mm de diâmetro, enquanto na traseira há monoamortecedor Uni Trak. Com sistema ABS, os freios são compostos por dois discos de 300 mm, na dianteira, e disco simples, de 250 mm, na traseira. O tanque leva o total de 14 litros, enquanto o peso em ordem de marcha do modelo é de 227 kg.
Marcha-ré e sistema regenerativo
A Ninja 7 Hybrid está equipada também com outros equipamentos, alguns mais comuns em motos elétricas. Está inclusa a função de parada em marcha lenta, por meio da qual o motor de combustão interna para para economizar combustível e reduzir emissões> Há também o dispositivo chamado de Localizador Automático de Posição de Lançamento (ALPF), que é capaz de selecionar automaticamente a primeira marcha quando parado,
Para ajudar a manobrar o modelo, a empresa adicionou o “modo de caminhada” para frente e para trás. Para recarregamento da bateria, a moto está equipada com sistema regenerativo, que consegue recuperar energia nas desacelerações. Ainda no pacote está incluso painel digital de TFT, com conectividade com smartphone, e entrada USB.
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