Kawasaki Ninja ZX-25R vai virar moto de corrida
Moto 250 com um pouco convencional motor de quatro cilindros deve ser usada em campeonato monomarca no Japão
Apresentada no Salão de Tóquio (JAP) de 2019, a Kawasaki Ninja ZX-25R chamou a atenção do público desde sua primeira aparição. O principal chamariz da novidade é o motor: com apenas 249 cm³ de capacidade e quatro cilindros, disposição geralmente encontrada apenas em propulsores maiores.
Enquanto a potência máxima não foi revelada ainda, já se sabe que o limite de rotações no conta-giros da Ninja ZX-25R acontece apenas a 17.000 rpm. Tal número não é comumente visto em uma motocicleta dessa categoria. No entanto, essa disposição incomum de cilindros tem uma vantagem: possibilitar rotações maiores, gerando mais potência, com linearidade e menos vibração.
Com tais características, não seria difícil de se imaginar essa pequena Ninja servindo de porta de entrada para categorias de entrada no mundo do motociclismo esportivo. E é exatamente o que a Kawasaki deve fazer. A marca apresentou um modelo de corrida da ZX-25R que fará parte de um campeonato monomarca no Japão, tendo estreia programada para 2021.
Entre as alterações, foram retirados faróis, retrovisores e suporte de placa. Nas imagens apresentadas, a moto aparece na cor preta e é visível o uso intensivo de fibra de carbono em diversas partes da moto. A nova carenagem, assim como assento e tanque de combustível, são fornecidos pela japonesa A-TECH. A suspensão dianteira é a original da ZX-25R, enquanto a traseira foi adaptada da Ninja ZX-10R. Os pneus são Dunlop de uso exclusivo para pistas, enquanto a ponteira de escapamento é da fabricante japonesa Beet.