Kawasaki lidera e Royal Enfield se destaca em segmento dominado pela Harley-Davidson
Apesar de o mercado como um todo já dar sinais de recuperação, nicho das estradeiras é um dos menores pesquisados
As vendas de motocicletas no Brasil já estão mostrando sinais claros de recuperação. Foram 95.988 unidades emplacadas em agosto, mais que julho e crescimento em relação a agosto do ano passado. No entanto, enquanto motos de entrada crescem, o segmento das estradeiras cai por anos seguidos.
Saiba mais: veja quais foram as motos mais vendidas de agosto
Dentro dessa realidade onde as custom representam um mercado pequeno e em retração, quais são os modelos que ainda tentam reverter essa tendência? Analisando os números fornecidos pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), vê-se que algumas motos que não são tradicionalmente classificadas como estradeiras entram na conta também.
Entre os meses de janeiro e agosto de 2020, a moto custom mais emplacada no Brasil foi a veterana Kawasaki Vulcan. O modelo de porte médio vendeu praticamente o dobro da Harley-Davidson Fat Boy com o motor Milwaukee-Eight 107 de entrada, a vice-líder. No total, a tradicional marca norte-americana tem seis modelos no ranking.
A segunda marca que mais emplaca motocicletas entre os modelos considerados como custom pela Fenabrave foi a novata Royal Enfield. Com pouco mais de três anos de mercado, a empresa já possui duas de suas motos entre as mais vendidas. Fechando o pódio na terceira colocação, a Royal Enfield Interceptor consegue se estabelecer no mercado, não muito longe da vice-líder. O outro modelo da marca indiana que marca presença é a Classic 500, logo atrás, na quarta colocação.
Veja as 10 motos custom mais vendidas do Brasil em 2020 até agora
1° Kawasaki Vulcan S - 687 unidades
2° Harley-Davidson Fat Boy 107 - 389 unidades
3° Royal Enfield Interceptor - 337 unidades
4° Royal Enfield Classic - 286 unidades
5° Harley-Davidson Iron 883 - 273 unidades
6° Harley-Davidson Iron 1200 - 268 unidades
7° Harley-Davidson Fat Bob 114 - 266 unidades
8° Harley-Davidson Fat Boy 114 - 256 unidades
9° Harley-Davidson Fat Bob 107 - 209 unidades
10° Triumph Bonneville - 143 unidades