Kawasaki lança novas esportivas Ninja 650 e Ninja 1000 no Brasil
Nova linha da Ninja 650 ABS traz motor mais eficiente, enquanto a terceira geração da Ninja 1000 está ainda mais agressiva
A Kawasaki acaba de anunciar duas novidades para o segmento de esportivas no mercado brasileiro. O modelo Ninja 650 ABS volta a ser oferecido e traz mudanças no conjunto mecânico, para priorizar o desempenho nas médias e baixas rotações, e ficou ainda mais leve e econômico. Já a topo de linha Ninja 1000 estreia sua terceira geração com mudanças significativas no visual e no conjunto eletrônico.
A nova linha da Kawasaki Ninja 650 ABS se diferencia logo de cara pelo visual mais agressivo e inspirado nas motocicletas mais potentes da marca. Se sobressai a nova carenagem frontal, farol redesenhado, rabeta mais compacta e lanterna traseira com lâmpadas de LED que formam a letra X.
Há também painel de instrumentos com display em LCD, velocímetro e indicador de marchas digitais e uma nova luz que sugere o momento mais indicado para a realização da troca das marchas baseado na rotação do motor. O quadro inclui ainda as funções tradicionais, como hodômetros total e parcial, média do consumo de combustível, temperatura do líquido de arrefecimento e relógio.
O motor que equipa a nova Ninja 650 é um bicilíndrico de 649 cc, que consegue desenvolver 68 cv, a 8.000 rpm, e 6,7 kgfm, a 6.500 rpm. Ele foi projetado para priorizar a pilotagem no dia a dia, com entrega suave de potência abaixo de 3 mil giros.
Além disso, a esportiva está 15 kg mais leve em relação à versão anterior, baixando seu consumo de combustível em 6,8 por cento. Entre as mudanças, há novas tecnologias, como cilindros do tipo open-deck e alterações no design da balança traseira e do quadro, que ficaram mais leves.
O conjunto inclui também nova alavanca de câmbio do tipo Link, tecnologia de embreagem assistida e deslizante (desenvolvida especialmente para as pistas pela equipe Kawasaki Racing Tem) e freios no formato margarida com 300 mm de diâmetro na frente e 220 mm na atrás.
Já a nova Ninja 1000 ABS chega com visual também mais agressivo, com destaque para a carenagem frontal semelhante às utilizadas nas motos de competição, além de farol duplo em LED. Há também para-brisa com bolha duplo, que está 15 mm mais alto no centro, o que ajuda a evitar turbulências e reduz o impacto de vento, com três regulagens de altura. O painel de instrumentos também traz um novo layout, com uma tela de LCD com velocímetro digital, indicador de posição de marchas e de temperatura externa.
Há também a versão Tourer, que inclui slider, protetor de motor, bolha fumê e tomada 12V.
O modelo é equipado com um motor de 1.043 cm³ e quatro cilindros, capaz de gerar até 142 cavalos de potência, a 10.000 rpm, e 11,3 kgfm de torque, a 7.300 rpm. Entre os destaques, há o KCMF (Kawasaki Cornering Management Function), que gerencia os diversos parâmetros de motor e chassi e ajusta a intensidade de frenagem, através do KIBS e a potência ideal (controle de tração KTRC), para uma transição suave entre aceleração e retomada ao percorrer curvas.
Nos freios, há o sistema KIBS (Kawasaki Intelligent anti-lock Brake System), que segundo a marca “assegura uma frenagem praticamente perfeita com um mínimo de interferência durante a pilotagem esportiva”. Por meio de sensores de velocidade nas duas rodas, o sistema monitora a pressão hidráulica na pinça dianteira e coleta diversas informações da ECU (Unidade de Controle Eletrônico) do motor, para evitar uma possível perda de performance nos momentos de frenagem.
Confira abaixo os preços das novas esportivas da Kawasaki:
Ninja 650 ABS SE - Lime Green KRT Edition: R$ 34.990
Ninja 650 ABS - Metallic Spark Black: R$ 33.990
Ninja 1000 ABS - Metallic Spark Black: R$ 56.990
Ninja 1000 Tourer ABS - Candy Lime Green: R$ 59.990