Kawasaki lança sua nova retrô, a Z650RS
Como prometido, modelo é baseado na naked Z650 e é uma das diversas novidades da marca japonesa na linha 2022
E a tal da “retrovolução” tornou-se realidade. Prometida pela Kawasaki em agosto, a apresentação da inédita Z650RS ocorreu nesta segunda-feira (27) na Europa. A nova motocicleta, como se especulava, é uma versão retrô da naked Z650, seguindo a mesma receita vista na irmã mais potente, a Z900.
A Z650RS faz parte de uma série de lançamentos da linha 2022 da Kawasaki, mas a moto só começará a ser vendida em novembro. O preço na Inglaterra é de 7.549 libras (cerca de R$ 55 mil numa conversão direta).
A Kawasaki não é boba: a onda retrô em motos de pequena até grande cilindrada está em alta e não seria diferente com o mercado de médias.
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Segundo a fabricante, a Z650RS é destinada a um público jovem, mas também aos saudosistas que lembram da Z650-B1, de 1977.
Na base da motocicleta está o motor de dois cilindros paralelos de 649 cm3 refrigerado a água e é que o mesmo usado na Z650 e na Ninja 650. Ele possui 68 cv potência, mas poderá ficar mais manso graças a um kit de redução de potência disponível na Europa para adequá-lo à categoria de habilitação A2, mais acessível.
O chassi usa um quadro de treliça tubular para beneficiar a leveza e agilidade. A Kawasaki afirma que a Z650RS é bastante estreita a ponto de facilitar sua pilotagem em áreas mais apertadas, apesar do seu tamanho.
A altura padrão do assento é de 820 mm, porém, há uma opção de acessório para reduzir essa distância do solo para 800 mm.
A suspensão dianteira usa garfos convencionais de 41 mm enquanto a traseira possui link horizontal com amortecedores com ajuste para pré-carga. Já a frenagem fica por conta de pinças dianteiras de pistão duplo com discos circulares de 300 mm no lugar das peças em pétala, para conferir o ar retrô da moto – na traseira a Z650RS utiliza um freio a pistão único com disco de 200 mm.
Como era de esperar, o estilo da Z650RS é uma volta ao passado, com tanque de combustível arredondado, mostradores dos instrumentos e retrovisores circulares assim como os faróis.
Uma bela moto e que se a tendência for confirmada, também estará rodando no Brasil em breve.