Kawasaki aposta em 'cavalo de ferro' futurista para terrenos extremos
Conceito Corleo, revelado no Japão, foi projetado para off-road. Modelo é movido à hidrogênio
A Kawasaki revelou o conceito Corleo, um veículo robótico quadrúpede impulsionado por célula de hidrogênio e projetado para locomoção em terrenos extremos. O modelo, apresentado durante prévia da Expo Osaka Kansai 2025, propõe uma nova abordagem para mobilidade pessoal.
Inspirado na anatomia e no comportamento de um cavalo, o Corleo é controlado pelos movimentos corporais do condutor, que monta o veículo como em uma sela tradicional. Sensores integrados captam os gestos do usuário e ajustam a movimentação das patas robóticas em tempo real, disse a fabricante.
Vale destacar que o vídeo divulgado ainda é feito por animação, assim, não existem imagens do modelos se locomovendo de verdade. Assista:
As quatro patas do Corleo contam com articulações adicionais e "cascos" com revestimento antiderrapante, capazes de absorver impactos e adaptar-se a diferentes tipos de solo — de trilhas rochosas a regiões alagadas. Um sistema de visão por IA analisa continuamente o terreno e calcula os passos seguintes, inclusive à noite, quando projeções visuais iluminam o caminho escolhido pelo robô.

Movido à hidrogênio
O veículo é equipado com um pequeno gerador a hidrogênio de 150 cm³, que além de alimentar o sistema elétrico, emite apenas vapor d’água como resíduo. O painel digital exibe dados como autonomia, equilíbrio do veículo e condições do terreno, reforçando o caráter técnico da experiência.

Embora visualmente impactante, o Corleo ainda não possui previsão de produção ou protótipo funcional — a proposta integra uma visão de longo prazo da Kawasaki para 2050, voltada à descarbonização e inovação na mobilidade pessoal.
No passado, a Kawasaki já havia apresentado um conceito similar, porém, ainda mais arcaico que lembrava uma "cabra robótica".
