Justiça obriga Shineray a interromper venda de suas motos
Modelos Max 150 e Explorer 150 GY foram consideradas cópias não autorizadas de motocicletas da Honda
A marca chinesa Shineray foi condenada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo a indenizar a Honda por ter copiado dois modelos de motocicletas da montadora japonesa.
São dois modelos em questão, a ‘city’ Max 150, que é praticamente idêntica a CG 150 Titan, e a Explorer 150, uma trail clonada da NXR 150 Bros. A decisão da Justiça proíbe a Shineray de importar, comercializar, exibir, distribuir e promover as duas motos.
E não é só: os chineses também faziam uso do termo “Pro-link” para designar a suspensão de algumas motos. A marca é de propriedade da Honda também.
O valor fechado pela Justiça, no entanto, chega a ser uma ofensa: a Shineray pagará apenas 63 mil reais à Honda – que diz ter prejuízos de mais de R$ 130 milhões desde que as motos chinesas chegaram ao mercado, em 2011.
A Honda entrou com um processo contra a representante da Shineray no Brasil, BCI Brasil China Importadora e Distribuidora, em 2013, mas apenas agora o caso foi resolvido. Apesar disso, a montadora chinesa segue vendendo outros modelos muito parecidos com produtos da rival japonesa.