Jogo rápido: CB 500F ou CB 650F?
Apesar do visual parecido, saiba qual naked é a melhor escolha dependendo do perfil
Já avaliamos as duas nakeds da Honda a CB 500F e a CB 650F, mas apesar da semelhança no visual, o design relativamente bem parecido e a mesma cor laranja que figura como opção para os dois modelos, existe uma série de diferenças entre os modelos. Está em dúvida entre qual escolher? Na nossa opinião, a decisão fica entre a razão e a emoção, como você pode conferir no resumo abaixo:
A CB 500F tem uma serie de atrativos onde a razão fala mais alto...
O motor de dois cilindros tem uma sonoridade grave e a mesmo tempo comportada. As acelerações e as retomadas de velocidade são eficientes, mas “calculadas”, ou seja, não comprometem o desempenho, porém a CB 500F não é uma moto extremamente arisca para priorizar o baixo consumo de combustível.
O conjunto de suspensão da CB 500F privilegia a pilotagem esportiva, mas também oferece conforto e postura de pilotagem sobre a naked é mais comportada, adequada ao uso urbano. A CB 500F ainda oferece bom desempenho nos pisos irregulares e sobre a buraqueira das cidades.
O pneu traseiro é mais fino, 160/60 – 17, contra 180/60-17 da dianteira, o que além de facilitar a pilotagem, diminui o consumo. O peso, de 178 kg, é ponto positivo da CB 500F no uso diário. A posição do piloto é agradável, não cansa e oferece agilidade no trânsito intenso. As costas ficam mais eretas e o controle da moto é mais fácil.
...já pilotando a CB 650F a coisa muda, e a emoção é a palavra-chave
O motor de quatro cilindros da 650F “grita” alto e forte. A aceleração e as retomadas, passam a ser o ponto forte da naked de maior deslocamento, mostrando o espírito de uma máquina que prioriza a velocidade.
Na posição de pilotagem, os ares são outros, e a tocada agressiva é quem prevalece.
Mesmo pesando 17 kg a mais (195 kg), a CB 650F também é fácil de manobrar e ágil no trânsito.
A naked também oferece um pacote mais refinado, como é possível notar em seu conjunto de suspensão com o sistema SDBV (Showa Dual Bending Valve), um conjunto mais leve e bastante estável.
Os preços sugeridos têm peso respeitável: R$ 25.390 para a CB 500F contra R$ 35.490 pedidos na CB 650F, portanto são quase R$ 10.000 a mais. Mas e você, prefere optar pela razão ou se render na busca da emoção?