Japoneses criam BMW estradeira antes da marca
Motocicleta para inédito segmento das cruisers deve chegar oficialmente em abril, mas customizadores se adiantam
A BMW já anunciou que deverá mostrar sua primeira motocicleta para o segmento de estradeiras no mês de abril, revelando briga direta com as motocicletas da Harley-Davidson. Enquanto essa data não chega, os customizadores japoneses da Heiwa Motorcylcles se adiantaram e mostraram uma cruiser baseada em um modelo da marca bávara.
Com oficinas em Hiroshima (JAP) e Los Angeles (EUA), a Heiwa utilizou como base uma BMW R NineT Pure de 2017 e a equipe liderada pelo customizador Kengo Kimura optou por reduzir a altura da moto, encurtando o garfo convencional na dianteira e instalando novo monoamortecedor na traseira. As rodas passaram a ter 19 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, ante as peças de 17 polegadas da versão original.
O resultado foi chamado por seus criadores de Bull Face, ou cara de touro na tradução direta. A criação tem ainda tanque de combustível em formato de gota e assento monoposto. O farol monoparábola reforça o estilo retrô, enquanto o escapamento é novo e foi feito do zero, com duas saídas na traseira, em um estilo semelhante ao das scrambler.
A estradeira oficial da BMW deverá adotar um estilo mais convencional e moderno, algo na linha da Indian Motorcyles. Mas se você queria ver como ficaria uma estradeira com o motor boxer característico da marca, é o mais perto que chegará até o lançamento de abril.
Falando em motorização, a Heiwa Bull Face mantém o boxer de dois cilindros com 1.170 cm³ de capacidade. Ele desenvolve potência máxima de 111 cv a 7.750 rpm e torque máximo de 11,8 kgfm a 6.000 rpm. O câmbio ainda tem seis marchas e a transmissão final é feita por eixo cardã, outra característica das motos da BMW. O chassi permaneceu basicamente o mesmo, em treliça, com pequenas modificações para receber o tanque de combustível e o assento.