IPVA zero para motos de até 170 cc tem data definida para começar a valer

Resolução determina início da medida para 1º de janeiro de 2023. Adesão, porém, é opcional e caberá a cada estado decidir sobre isenção da alíquota
Trânsito de veículos na cidade de São Paulo

Trânsito de veículos na cidade de São Paulo | Imagem: Paulo Fehlauer / Creative Commons

A isenção de IPVA para motocicletas de até 170 cc de cilindrada agora já tem data para começar a valer. Nesta segunda-feira, 11 de julho, a resolução foi promulgada no Diário Oficial com a determinação para seus efeitos entrarem em vigor a partir de 1º de janeiro de 2023. Como já explicamos aqui no MOTOO, a medida é de caráter autorizativo, e não obrigatório.

Como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma competência estadual, caberá aos estados e Distrito Federal tomarem uma decisão sobre a isenção. 

VEJA 30 MOTOS QUE PODEM TER IPVA ZERO

O Projeto de Resolução (PRS) 3/2019, do senador Chico Rodrigues (União-RR), abrangia inicialmente veículos com motores de até 150 cc de cilindrada. Se continuasse dessa maneira, a moto mais vendida do Brasil, a Honda CG 160, ficaria de fora da isenção, assim como o scooter Yamaha NMax 160, entre outras. Duas emendas ampliaram a faixa de isenção para modelos com motores de até 170 cc.

 

 

Por

Rafael Miotto

Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, já percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.

Veja mais artigos

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos