Indústria de motos tem melhor resultado desde 2011 no Brasil

Com mais de 1,7 milhão de unidades fabricadas, as associadas da Abraciclo tiveram alta de 11,1% em 2024
Fábrica da Honda, uma das associadas Abraciclo, no Polo Industrial de Manaus

Fábrica da Honda, uma das associadas Abraciclo, no Polo Industrial de Manaus | Imagem: Divulgação

A indústria de motos no Brasil alcançou em 2024 seu melhor resultado dos últimos 13 anos, segundo dado da associação das fabricantes, a Abraciclo. O ano encerrou com a produção de 1.748.317 motocicletas, um aumento de 11,1% em comparação a 2023.

Desde 2011, o segmento não alcançava números tão altos. Naquele ano, o total de 2,1 milhões de exemplares de motos foram produzidos no país. 

Vale destacar que os números de produção são referentes às associadas da Abraciclo que são: Bajaj, BMW, Dafra, Ducati, Harley-Davidson, Honda, JTZ, Kawasaki, Suzuki, Triumph e Yamaha.

Os exemplares de Shineray e Mottu, por exemplo, não estão compilados juntamente com os dados de produção da Abraciclo. 

Dominar 400 feita na fábrica da Bajaj em Manaus
Dominar 400 feita na fábrica da Bajaj em Manaus
Imagem: Bajaj

Segundo Marcos Bento, presidente da Abraciclo, a demanda por motocicletas deve se manter em alta devido a fatores como preço competitivo, baixo custo de manutenção e praticidade nos deslocamentos urbanos. “Apesar das incertezas no cenário macroeconômico, acreditamos em um desempenho positivo para o setor”, afirmou Bento.

Ele também destacou que o principal desafio para as montadoras será atender à crescente demanda com produtos que aliem segurança, qualidade e sustentabilidade. As vendas no varejo alcançaram 1.876.427 unidades, registrando um crescimento de 18,6%. 

BMW C 400 X no Brasil
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Imagem: BMW

Projeções 2025

A Abraciclo projeta produção superior a 1,8 Milhão de Unidades em 2025. De acordo com a entidade, o segmento deve alcançar 1.880.000 unidades em 2025. Esse volume, se confirmado, representará um crescimento de 7,5% em relação às 1.748.317 unidades fabricadas no ano anterior.

O segmento também projeta avanço no varejo, com previsão de 2.020.000 motocicletas emplacadas, o que equivale a um aumento de 7,7% em relação a 2024.

Executivos da Yamaha celebram a motocicleta de número cinco milhões em Manaus
Executivos da Yamaha celebram a motocicleta de número cinco milhões em Manaus
Imagem: Divulgação

Exportações

Apesar do avanço geral, as exportações apresentaram retração de 5,9%, com 30.986 unidades embarcadas. No entanto, a expectativa é de crescimento de 13% em 2025, atingindo 35.000 unidades enviadas ao exterior.  

Desempenho por categoria 

A categoria Street liderou a produção em 2024, com 855.240 unidades fabricadas, correspondendo a 48,9% do total. A Trail ocupou a segunda posição (19,7%), seguida pelas Motonetas (15,3%). As motocicletas de média cilindrada registraram o maior crescimento percentual, com alta de 25,9%, totalizando 327.746 unidades, equivalente a 18,7% do total produzido.

Modelos de baixa cilindrada representaram a maior fatia da produção, com 1.365.323 unidades (78,1%). Já as motocicletas de alta cilindrada somaram 55.248 unidades, ou 3,2% do total. A produção de motocicletas bicombustíveis cresceu 14,5%, atingindo 65,3% do volume total.

Executivos da Honda comemoram a marca de 30 milhões de unidades produzidas no Brasil
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Imagem: Divulgação

Dados de dezembro de 2024

Em dezembro de 2024, foram fabricadas 123.944 motocicletas, um aumento de 5% em relação ao mesmo período de 2023. No entanto, o volume foi 15,1% menor em comparação a novembro. O mês também registrou o melhor desempenho desde 2008 para o período.

Os emplacamentos somaram 151.948 unidades, com crescimento de 14,4% sobre dezembro de 2023 e de 3,3% em relação a novembro. A média diária de vendas foi de 7.997 unidades ao longo dos 19 dias úteis do mês.

No mercado externo, as exportações atingiram 2.518 motocicletas, avanço de 135,5% em relação a dezembro de 2023 e de 53,5% na comparação com novembro.

 

Por

Rafael Miotto

Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, já percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.

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