Indiana TVS confirma compra da Norton Motorcycles
Tradicional marca britânica já estava em processo de falência e vinha despertando o interesse de várias empresas
No último dia 12 de abril, você leu aqui no Motoo que a TVS, uma das maiores montadoras de motocicletas da Índia, era uma das interessadas em adquirir a Norton Motorcycles. A tradicional marca britânica estava passando por problemas financeiros e sob intervenção do governo daquele país. Agora, os indianos confirmaram a aquisição da Norton.
Para os que não estão muito familiarizados com a TVS, a marca indiana é parceira da BMW por lá e ajudou no desenvolvimento dos modelos G 310 R e G 310 GS da marca bávara. Além disso, também é a responsável pelo projeto das Apache RTR, linha de modelos da categoria street oferecidas no Brasil pela Dafra.
Voltando à negociação entre TVS e Norton, a marca indiana confirmou a aquisição da britânica por 16 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 105,5 milhões). Hoje, a dívida da Norton é avaliada em cerca de 14 milhões de libras (R$ 92,3 milhões). No entanto, esse montante pode crescer, uma vez que o governo britânico ainda investiga suspeitas de fraudes em fundos de pensão.
Em comunicado, Sudarshan Venu, diretor da TVS Motor Company, afirmou que "este é um momento grandioso para nós da TVS Motor Company. A Norton é uma marca britânica tradicional e admirada no mundo todo, oferecendo uma enorme oportunidade para nosso crescimento global. A marca possui uma linha de produtos empolgante e que nos permite atender aos desejos de motociclistas em todo o mundo. Vamos dar o nosso melhor para que a Norton recupere o prestígio no cenário motociclístico".
O executivo disse ainda que a Norton deve manter manter a identidade sob a batuta da indiana, com um plano de negócios específico. “A TVS vai trabalhar junto aos colaboradores e clientes para levar a marca a um patamar de destaque e de sucesso. Esperamos crescer juntos em escala global nos próximos anos", completou Venu.