Honda Tornado 300 2025: primeiras impressões

Andamos na XR300L da Honda que resgata nome de sucesso, mas será que entrega bom conjunto? Veja análise
Honda Tornado 300 2025

Honda Tornado 300 2025 | Imagem: Honda

Como é andar na nova Honda Tornado 300 2025? A moto é o mais novo lançamento da fabricante no Brasil. O modelo trail se torna mais um nome de sucesso do passado da empresa a retornar à sua linha, a exemplo do que aconteceu recentemente com Twister 300 e Sahara 300.

Mas a nova Tornado 300 é boa? Foi o que fui descobrir em Urubici, SC, no lançamento oficial da moto para a imprensa. Vou contar como foi a experiência e as primeiras impressões da XR300L, além dos detalhes de motor, potência, ergonomia, velocidade máxima (top speed) e consumo, além dos pontos positivos e negativos do modelo. 

Veja também a análise em vídeo:

O retorno da Tornadinho

Quem não lembra da XR 250 Tornado? O modelo saiu de linha para a chegada da XRE 300, mas agora volta trazendo apenas o mesmo conceito e nome, mas agora em um conjunto completamente novo em relação ao modelo de décadas passadas.

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Sua base é a mesma da Sahara 300, mas com uma proposta mais off-road. Sim, a estratégia da Honda agora é ter duas trail 300 no mercado. Andei nas duas motos e posso dizer que apesar de parecidas as motos têm comportamentos diferentes.

Estas informações foram publicadas primeiramente no portal www.motoo.com.br e estão protegidas pela Lei de Direito Autoral. Não é permitida a reprodução.

Pelas Serras Catarinenses

Antes de mais nada, aqui vai uma dica importante: as Serras Catarinenses são incríveis. Recomendo a todos os motociclistas a região em que estivemos em Urubici. Entre os pontos mais conhecidos de lá estão Corvo Branco, Morro de Igreja e a icônica Serra do Rio do Rastro.

É um local de natureza exuberante, boas estradas e também oportunidades de rodagem off-road. Acredito que muitos querem saber como a Tornado se sai na terra! Posso dizer que o modelo surpreendeu no acerto ciclístico e na robustez.

Honda Tornado 300 2025
Honda Tornado 300 2025
Imagem: Honda

 

Pegamos algumas estradinhas de terra batida, inclusive com subida de serra, e cruzamos riachos. As longas suspensões se mostraram bem calibradas para os diversos tipos de piso -- nem muito moles e também não firmes em demasia.

O garfo dianteiro é do tipo comum telescópico, com 245 mm de curso, porém tem bengalas parrudas com 43 mm de diâmetro, deixando o conjunto mais robusto.

Em relação à Sahara, a Tornado recebeu novas mesas abaixo do guidão justamente para absorção de impactos em terrenos irregulares. Passando para parte traseira, onde há um monoamortecedor de 227 mm (um pouco maior que o da Sahara), o modelo conta com 7 níveis de regulagem na pré-carga.

Honda Tornado 300 2025
Honda Tornado 300 2025
Imagem: Honda

Ainda testamos a moto em um trecho de estrada em obras cheio de pedregulhos. Esse trecho me lembrou até as minhas visitas à Índia quando rodei nas difíceis estradas do Himalaia. Posso dizer que foi bem tranquilo superar a "não-estrada" com a Tornado. 

Pegamos estradinhas difíceis em Urubici, SC, com a Tornado 300
Pegamos estradinhas difíceis em Urubici, SC, com a Tornado 300
Imagem: Honda

Motor valente

Urubici é conhecida por sua beleza, lindas serras, mas também que necessitam de certa perícia para pilotagem. Localizada há quase mil metros de altitudee, a região é repleta de estradinhas sinuosas e também muito off-road. Fazer essas subidas e descidas foi bastante proveitoso para avaliarmos o motor, assim como os freios. 

Estamos falando do mesmo propulsor monocilíndrico flex, do tipo OHC, que já equipa Twister e Sahara. Para a Tornadinho, o propulsor passou por algumas alterações ficando com 24,8 cavalos a 7.500 rpm -- 0,4 cv a menos que a Sahara. Também houve uma alteração na transmissão final da moto com a adoção de uma coroa de 39 dentes, enquanto a Sahara tem uma de 40 dentes. 

Honda Tornado 300 2025
Honda Tornado 300 2025
Imagem: Honda

Isso significa que a relação foi alongada. A princípio não faria tanto sentido fazer isso, já que por sua proposta mais off-road, esperaria-se que a coroa tivesse mais dentes para favorecer mais o torque. Porém, a explicação da Honda foi que isso ocorreu porque na Tornado não há coxins na ligação coroa-cubo da roda para que a moto entregue a força de modo mais direto.

Assim, para uma melhor equalização um dente foi retirado. Na prática, a moto se mostrou bastante espertinha nas saídas como se espera de um modelo de uso misto.

Honda Tornado 300 2025
Honda Tornado 300 2025
Imagem: Honda

De acordo com a empresa, a velocidade máxima (top speed) é de 128,1 km/h (gasolina) e 129,4 km/l (etanol). O consumo médio, por sua vez, é de 29,8 km/l (gasolina) e 22 km/l (etanol) -- dados oficiais da Honda. Não pegamos muito "estradão" com a Tornado, mas certamente o modelo tem menos proteção aerodinâmica do que a Sahara. 

Câmbio e freios

O motor gera torque suficiente mesmo em 2ª, 3ª e 4ª marchas o que não nos exige trocas constantes de marchas. Por falar no câmbio, de 6 marchas, este possui um funcionamento bastante preciso e leve. Como possui embreagem assistida e deslizante, os engates são fáceis e não há perigo de travamento da roda traseira em reduções de marchas. Ai desavisados, isso não significa que não há freio motor. 

Honda Tornado 300 2025
Honda Tornado 300 2025
Imagem: Honda

Além disso, a Tornado 300 está equipada com disco de 256 mm, na dianteira, e de 220 mm, na traseira. O funcionamento é bastante eficiente, sem ser muito forte e tampouco borrachudo. Assim, é bastante fácil de dosar. A moto também está equipada com freios ABS de dois canais, assim evita o travamento tanto da dianteira como da traseira.

O sistema está bem modulado, inclusive, para rodagem na terra. Um ponto negativo é que o dispositivo não é desligável na traseira o que seria mais esperado de um modelo com ampla proposta off-road. A empresa disse que estuda viabilizar isso talvez em futuras atualizações da Tornado. 

Honda Tornado 300 2025
Honda Tornado 300 2025
Imagem: Honda

Assento prioriza off-road

Em termos de ergonomia, a Honda Tornado 300 se mostrou confortável neste primeiro contato. O assento é fino priorizando o off-road, assim deve ser menos agradável em longas jornadas do que o da Sahara, mas como fiquei bastante tempo na posição em pé no off-road o banco mostrou o que tem de melhor.

Honda Tornado 300 2025
Honda Tornado 300 2025
Imagem: Honda

Mais fino, permite ótimo encaixe para as pernas favorencendo a pilotagem na terra. Sua altura, de 890 mm, é avantajada, assim pode gerar dificuldade para mais baixinhos. Eu tenho 1,86 m e foi bem tranquilo de apoiar os pés no solo. As pedaleiras, por sua vez, estão preparadas para off-road e tem ótimo grip. 

Com 143 kg a seco e tanque de 13,8 litros, a Tornado 300 se mostrou uma moto ágil, leve e extremamente fácil de conduzir. Ainda no seu pacote estão inclusos sistema óptico full-LED e painel digital. Veja mais detalhes da Tornado em 4K:

Conjunto redondo

A Tornado 300 entrega o que se espera de uma trail para uso diário, seja na cidade, em estrada e especialmente no off-road. Não estamos falando de um modelo requintado, mas é certamente muito acertado em ciclística e conjunto motor-câmbio.

Honda Tornado 300 2025
Honda Tornado 300 2025
Imagem: Honda

Ao final do roteiro intenso que tivemos durante o dia todo, eu não estava cansada e muito disso é pela pilotagem acessível que o modelo entrega. O porém maior fica por conta do preço de R$ 27.690 (Preço Público Sugerido), mas que certamente fica mais alto com as variações que temos no Brasil e ainda com a inclusão do frete.

Vale a pena frente à Lander? Minha resposta é sim, mas isso vai depender do preço, claro. Assista o vídeo na reportagem para saber mais sobre esta análise de mercado.

Honda Tornado 300 2025
Honda Tornado 300 2025
Imagem: Honda

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FICHA TÉCNICA HONDA TORNADO 300 2025

PREÇO  A partir de R$ 27.690
MOTOR 1 cilindro, OHC, 293,5 cc
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica
COMBUSTÍVEL Gasolina e etanol (flex)
POTÊNCIA ETANOL 24,8 cavalos a 7.500 rpm
POTÊNCIA GASOLINA  24,3 cavalos a 7.500 rpm
TORQUE ETANOL  2,74 kgfm a 5.750 rpm
TORQUE GASOLINA 2,70 kgfm a 5.750 rpm
CONSUMO Não divulgado
TOP SPEED Não divulgado
DIÂMETRO x CURSO 77,0 x 63,0 mm
CÂMBIO 6 marchas
CHASSI Berço semi duplo
COMPRIMENTO 2.201 mm
LARGURA 828 mm
ALTURA 1.298 mm
ENTRE-EIXOS 1.429 mm
DISTÂNCIA DO SOLO 268 mm
ALTURA DO ASSENTO 890 mm
PESO SECO 143 kg
TANQUE 13,8 litros
FREIOS ABS
FREIO DIANTEIRO Disco de 256 mm
FREIO TRASEIRO Disco de 220 mm
PNEU DIANTEIRO 90/90-21M/C 45S
PNEU TRASEIRO 120/80-18M/C 62S
SUSPENSÃO DIANTEIRA Garfo telescópico de 245 mm
SUSPENSÃO TRASEIRA Monoamortecedor Pro-link de 227 mm com ajuste de pré-carga
COR Vermelho
Por

Rafael Miotto

Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, já percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.

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