Ícone Honda 450 ao estilo policial custa R$ 70 mil
Moto considerada uma relíquia tem poucos exemplares conhecidos; saiba mais
A história da Honda CB 450 começa em 1983, como uma evolução da renomada CB 400. Como os dois últimos dígitos do nome indicam, a principal diferença está no motor bicilíndrico. A capacidade cúbica aumentou de 395 cc para 447 cc, graças ao maior diâmetro dos pistões, sem alterações no curso.
Esse aprimoramento resultou em um aumento de 3 cv na potência, atingindo 43 cv. No entanto, o destaque foi o significativo incremento no torque, que passou de 3,2 kgfm para 4,3 kgfm, um ganho superior a 30%. A CB 450 foi lançada em duas versões: Esporte e Custom, que se diferenciavam por detalhes como a altura do guidão, ajustando a ciclística da moto de acordo com a proposta de cada versão.

Em 1986, a linha CB 450 atingiu seu ápice, com a Honda lançando cinco versões, incluindo a colecionável CB 450E Nelson Piquet, em homenagem ao piloto brasileiro, além de uma versão policial.
Para quem procura comprar uma relíquia como essas, a Clássicos Premium oferece um exemplar raro da versão policial de 1996. Embora a loja esteja localizada em Gaspar (SC), a moto está no estado do Tocantins, sem a cidade especificada.

A principal alteração dessa versão foi estética, com a adição de um giroflex e alforjes laterais na parte traseira, junto ao baú central. A cor seguia o padrão policial, totalmente branca, com escapamento, retrovisores, suspensões e partes do motor cromados. A moto também contava com uma sirene acoplada ao mata-cachorro.

O exemplar disponível já foi restaurado e é uma das poucas unidades lançadas pela marca naquele ano. Em um vídeo, o proprietário revela que a moto pertencia ao Batalhão da Polícia Militar de Brasília e foi adquirida por ele há um ano. Encontramos apenas uma CB 450 Policial original à venda, com preço sugerido de R$ 70 mil.

MAIS DO MUNDO MOTO