Ícone Dafra que mudou mercado brasileiro de scooters sai de linha
Citycom 300 foi essencial para diversificação do segmento no Brasil; relembre história
A Dafra Citycom 300 está saindo de linha no Brasil após 15 anos desde o seu lançamento. Apresentado em um tempo no qual o mercado não tinha muitas opções de scooters, o modelo foi um sucesso instantâneo abrindo espaço para uma revolução que viria nos próximos anos.
É bem verdade que a Suzuki Burgman 125 também foi uma das responsáveis por alavancar este segmento, mas o modelo Dafra de origem taiwanesa trouxe uma nova perspectiva para esta categoria com um modelo que poderia ser considerado premium para a época.
Com a chegada da nova Joyride 300, com visual mais moderno e mais tecnólogica, a icônica Citycom 300 "dá adeus" com mais de 24 mil unidades vendidas no país, somando as 4 versões por aqui comercializadas.

Parceria com a SYM
Lançado em 2010 como resultado da parceria com a taiwanesa SYM, o modelo foi o primeiro em conjunto com a fabricante de Taiwan em um trabalho em conjunto que perdura até atualmente. As últimas unidades do modelo foram produzidas em Manaus em dezembro passado. Durante 2024, foram 482 unidades produzidas.

De acordo com a Dafra, com a chegada da nova fase do Promot 5, a empresa decidiu por descontinuar o modelo, mas colocar no lugar o Joyride 300.
"Dafra e SYM entenderam o momento como grande oportunidade para substituir o modelo por um que carregasse o mesmo DNA, mas que trouxesse um novo patamar de tecnologia e modernidade", disse a empresa, em comunicado.

História da Citycom 300 no Brasil
O Citycom 300i chegou ao mercado com motor 263,7 cm³, monocilíndrico, com refrigeração líquida, capaz de gerar cerca de 23 cv de potência. Seu design chama atenção pelo marcante farol dianteiro e para-brisa elevado. Suas rodas são "grandes" para o segmento, com 16 polegadas, o que a ajudou a cair no gosto do público.

Em 2016, a Dafra lançou uma versão atualizada do Citycom 300i, com novidades no design, ergonomia e sistema de freios combinados (CBS). O motor passou por ajustes para atender às novas normas de emissão e consumo, além de ficar mais potente. Em 2020, a Dafra apresentou a versão Citycom HD 300, que trouxe um visual renovado e aprimoramentos mecânicos.
Ainda em 2024, a Dafra comercializa a Citycom 300 CBS com motor de 278,33 cc com 27,8 cavalos a 7.750 rpm e torque de 2,8 kgfm a 6.500 rpm, trabalhando em conjunto com câmbio automático CVT. O modelo também possui amplo espaço embaixo do banco, o que sempre foi um de seus principais atributos.
