Husqvarna planeja naked elétrica para 2022
Planos incluem também um novo scooter da marca sueca, hoje sob o controle da empresa Pierer Mobility
Hoje operando sob o controle da Pierer Mobility, a sueca Husqvarna teve um pouco de seus planos para o futuro revelados por documentos internos da empresa matriz que foram vazados. Nele, quatro novidades da marca e também da GasGas puderam ser notados no total. Além de bicicletas elétricas, a Husqvarna estaria se programando para a chegada de um scooter e uma nova naked pequena, ambas com propulsão elétrica. A Pierer controla também a KTM.
O scooter é chamado até o momento apenas de “E-Scooter” e deve ser apresentado aos mercados europeus a partir de 2021. Os dados técnicos ainda são escassos, mas os documentos apontavam para um motor elétrico de 4 kW (5,4 cv) para o modelo. No entanto, ainda não se sabe a respeito do tamanho da bateria ou da autonomia.
Para a pequena naked, a Pierer Mobility está usando o nome “E-Pilen”, programada para estrear em 2022. Em sueco, pilen significa flecha e tal estratégia de nomenclatura já é utilizada atualmente pelas Husqvarna Svartpilen (flecha preta) e Vitpilen (flecha branca). No caso da novidade elétrica, o documento informa também um motor de 4 kW, mas tendo como opção uma unidade de 10 kW (13,6 cv), ou o equivalente a uma moto 125.
Apesar de a imagem que ilustra os documentos ainda mostrar uma E-Pilen nos estágios iniciais de design, o conjunto formado por motor e bateria parece bastante compacto quando comparado às motos elétricas já disponíveis no mercado, o que pode indicar uma moto mais leve quando comparada às rivais. Além disso, mescla bem os elementos atuais das nakeds da Husqvarna com toques mais modernos.