Hunter 350 2024 pode furar a 'bolha' da Royal Enfield? Impressões
Com preço a partir de R$ 19.990, sem frete, moto surge como opção entre Honda CB 300F Twister e Yamaha Fazer FZ25. Saiba como é andar na moto na cidade
A Royal Enfield Hunter 350 2024 finalmente chegou ao Brasil como um dos lançamentos de motos mais esperados no ano. O modelo amplia a gama 350 da marca, ao lado de Meteor e Classic, e tem a missão de ser a moto mais vendida da empresa por aqui, segundo palavras da própria fabricante. Para isso a moto é a menos clássica da marca, além de ser a mais barata de seu portfólio.
Será que a Hunter 350 conseguirá então "furar a bolha" de quem curte apenas o estilo retrô? Posso adiantar que potencial para isso a moto tem, como pude comprovar durante as primeiras impressões que tive com a Hunter 350 rodando pela cidade de São Paulo. Acredito que o modelo por atrair, inclusive, compradores de Honda CB 300F Twister e Yamaha Fazer FZ25. Veja como é rodar com a moto neste vídeo do MOTOO:
Quanto custa a Hunter 350?
Oferecida em duas versões, chegando ao total de 6 cores, a Hunter 350 2024 tem preço de R$ 19.990, na opção de entrada Dapper, e vai a R$ 21.990, na Rebel, que traz pintura em dois tons além do navegador Tripper de série. Vale lembrar que o frete não está incluso, assim o preço final certamente é mais alto. Ambas contam com ABS de série nas duas rodas.
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Como é rodar com a nova Royal...
Foram dois deslocamentos com a Hunter na cidade de São Paulo, chegando a cerca de 60 km no total. Não foi o suficiente para colocar a moto em todas as situações, mas um primeiro contato que serviu para entender como essa moto se comporta na cidade. Em sua base temos o já conhecido motor J Series da marca, que também está presente nas irmãs Classic 350 e Meteor 350, além da nova geração da Bullet 350, lançada recentemente na Índia.
O motor rende 20,2 cavalos de potência a 6.100 rpm e 2,75 kgfm de torque a 4.000 rpm. Para quem andou nas antigas RE 500 a evolução notada é gritante. Seu funcionamento é muito mais correto, sem vibração. Para a Hunter, a empresa trabalhou em uma nova calibragem, além de contar com o fato de ser uma moto mais leve que as irmãs.
Isso deixou a Hunter 350 mais "espertinha" em relação a Meteor e Classic. Com o torque surgindo já em baixa rotação, andar com a moto é realmente prazeroso. Não há necessidade de muitas redução de marchas ao passar em lombadas, por exemplo. Algo que notei, no entanto, na cidade é que há uma tendência o conjunto esquentar um pouco, o que pode ser incômodo na região das pernas.
Qual a top speed da Hunter?
Ainda não foi possível levar a moto para a estrada neste contato inicial. Em dados divulgados no exterior, a Hunter 350 pode chegar a uma top speed de cerca de 114 km/h, o que é similar ao que vemos em Classic e Meteor. Não é uma velocidade final tão alta, ainda mais para uma moto de 350 cc.
Para quem roda prioritariamente na cidade, a moto entrega mais que o suficiente, mas aos que rodam grandes distâncias diariamente em estradas será necessário uma rodagem mais relax, assim como a de suas já conhecidas irmãs. Algo que o lançamento se destaca é a sua agilidade. Com 181 kg em ordem de marcha, que são 14 kg a menos que a Classic, a Hunter é disparada a menos pesada da linha da empresa.
A mais ágil das Royal
Ainda não estamos falando de um modelo muito leve, ao comparar com as japonesas por exemplo, uma FZ25 tem 149 kg para efeito de comparação. Porém, como a Hunter 350 ganhou novo quadro, suspensões e a roda de 17 polegadas na dianteira, no lugar da de 19 polegadas, sua manobrabilidade é muita mais fácil (veja mais detalhes sobre isso no vídeo).
Em termos de suspensões, a moto apresenta um conjunto que transmite robustez. Não estamos falando de amortecedores requintados, mas a moto garante conforto mesmo nos buracos da cidade. Não notei nenhum tipo de chacoalhar incômodo ou algo assim. Para os freios, com ABS nas duas rodas, os discos na dianteira e na traseira estão bem dimensionados.
Sobre o posicionamento de pilotagem, temos aqui uma moto realmente city deixando de lado a pegada custom de Meteor e a intermediária da Classic. O assento me pareceu confortávle, porém, não fiquei por horas a fio na moto para sentir os efeitos do tempo. Há um bom encaixe das pernas com o tanque, que leva até 13 litros de combustível.
Como comodidade, há uma tomada USB no lado esquerdo do guidão. O painel segue o estilo da Meteor, com misto de analógico e digital, além de conter as funções básicas de um moto, incluindo o indicador de marcha. Sobre o Tripper, certamente é sistema interessante que ajuda nos deslocamentos, mas a diferença de valor, de R$ 2 mil, não me parece fazer tanto sentido para esta moto. Acredito que a opção de entrada se mostra um melhor-custo benefício, porém, com pinturas menos elaboradas.
Preço cobrado nas lojas
Com visual que pode agradar muito mais gente, de mais variadas idades, a Hunter 350 me parece ser um produto que pode agradar não só quem busca uma moto nostálgica. Parte dessa essência, com visual descolado, pinturas bem feitas e bom acabamento estão lá, mas a moto pode atrair também simplesmente quem busca uma moto honesta para rodar no dia-dia.
Uma vantagem pode estar no fato de os produtos da RE ainda não serem visados para roubos. A questão do sucesso estará ligada sobretudo ao preço final cobrado ao consumidor. Havia uma expectativa que a Hunter 350 pudesse desembarcar aqui um pouco mais em conta, mas mesmo assim ainda pode ter o valor de entrega mais acessível que o de uma CB 300F Twister por exemplo, que tem preço de Tabela Fipe de R$ 25,3 mil, isso considerando a média de valores das opção com CBS e ABS.
Além da Fazer FZ25, com ABS de série, que sai por R$ 23,3 mil na Tabela Fipe, há também de se lembrar de opções como a Bajaj Dominar 400, que oferece um interessante conjunto por R$ 24.990. São motos de diferentes pegadas, mas que podem atrair o mesmo comprador de uma Hunter. Em cotação feita em São Paulo, encontrei a nova Royal por R$ 21.990 (Dapper) e R$ 23.990 (Rebel).
Concluindo, a Hunter entrega um interessante produto, com bom acabamento e desempenho honesto, além de visual bem atrativo. A "chave da questão" será o preço comparado às outras opções do mercado.
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FICHA TÉCNICA - Royal Enfield Hunter 350 |
PREÇO | A partir de R$ 19.990 (sem frete) |
MOTOR | 1 cilindro, 350 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
COMBUSTÍVEL | Gasolina |
POTÊNCIA | 20,2 cavalos a 6.100 rpm |
TORQUE | 27 Nm (2,75 kgfm) a 4.000 rpm |
DIÂMETRO x CURSO | 75 mm x 85,8 mm |
CÂMBIO | 5 marchas |
ENTRE-EIXOS | 1.370 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 800 mm |
PESO | 181 kg |
TANQUE | 13 litros |
FREIOS | ABS nas duas rodas |
FREIO DIANTEIRO | Disco de 300 mm |
FREIO TRASEIRO | Disco de 270 mm |
PNEU DIANTEIRO | 110/70-17 54P (sem câmara) |
PNEU TRASEIRO | 140/70-17 56P (sem câmara) |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Telescópica, garfos de 41 mm |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Dupla mola, com pré-carga ajustável em 6 níveis |
CORES | Rebel Blue, Rebel Red, Rebel Black, Dapper Ash, Dapper White e Dapper Gray |