Honda Sahara 300 2024 é lançada! Todos detalhes da nova XRE
Trail chega a sua 3ª geração completamente reformulada. Moto passa a contar com novo motor de 25,2 cavalos, sistema ESS e embreagem assistida e deslizante; saiba mais
A Honda XRE Sahara 300 2024 teve seu lancamento oficial no Brasil nesta sexta-feira, 17 de novembro. Depois de surgir apenas em algumas fotos e com poucas informações reveladas, agora sabemos mais detalhes sobre motor, potência, câmbio, suspensões e a ficha técnica completa da nova geração da motocicleta.
O preço da Sahara 300 2024 ainda não anunciado pela empresa, mas a expectativa é que seja divulgado ainda em novembro. A produção começa no final deste mês, enquanto as vendas iniciam em dezembro, segundo o MOTOO apurou com a fabricante.
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Saiba mais sobre a XRE 300 Sahara em vídeo:
Considerada a 3ª geração da XRE 300 pela marca, o modelo é completamente novo, incluindo visual inédito, novo motor de 300 cc, chassi novo, além de tecnologias inéditas para o modelo como embreagem assistida e deslizante, além do sistema ESS, que faz alerta em frenagens de emergência. Vamos contar todos detalhes a seguir!
Motor e potência
A nova XRE Sahara está equipada com motor monocilíndrico, de 293,5 cc, que rende até 25,2 cavalos a 7.500 rpm e 2,74 kgm de torque -- em ambos os casos rodando com etanol; este propulsor é flex. Como esperado, a trail utiliza então o motor da CB 300F Twister, mas houve ligeiro aumento de rendimento.
Isso devido a ajustes realizados para equipar a Sahara. Houve uma mudança importante de concepção: sai o antigo DOHC, com comando de válvulas duplo no cabeçote, e entra o OHC, com comando simples no cabeçote.
Na comparação com a XRE 300 2023, porém, há reduções de potência e torque, porém, a marca afirma que a entrega está mais contudente já em baixas rotações. É algo que poderemos comprovar futuramente quando tivermos as primeiras impressões com a moto.
Dados de consumo e top speed (velocidade máxima) da Sahara 300 ainda não foram divulgados. O modelo passa a contar com câmbio de 6 marchas também como sua irmã urbana.
Chassi e suspensões
O quadro da nova Sahara é completamente novo em comparação ao da XRE 300. Na verdade, este chassi é originário da CRF 250F, mostrando suas aptidões off-road, assim como a balança. Obviamente, teve que passar por modificações para integrar a trail, incluindo um subchassi na parte de trás.
O peso final da moto é de 147 kg nas opções sem acessórios, o que dá quase 2 kg a menos do que na XRE 300 anterior. Sobre as suspensões, os cursos foram mantidos, mas tratam-se de novos conjuntos. Não foi dessa vez que vimos chegar uma suspensão do tipo invertida para a Sahara 300, assim foram mantidas bengalas telescópicas com 240 mm de curso.
Na traseira o modelo possui sistema monoamortecido Pro-Link, agora com ajustes de pré-carga. A moto passou por uma redução no ângulo de cáster da suspensão dianteira, além também de ficar com o entreixos levemente maior, chegando a 1.425 mm.
Freios e tanque
Sobre os freios, apenas o cáliper traseiro foi mantido, mas os discos, de 256 mm (dianteira) e de 220 mm (traseira), são novos. O modelo também conta com sistema de ABS nas duas rodas.O tanque mantém a mesma medida, de 13,8 litros, mas foi também reformulado.
Tecnologia
Como avanço Sahara 300 traz embreagam assistida e deslizante. São sistemas relacionados às trocas de marchas, com o dispositivo assistido deixando a acionamento do manete de embreagem mais levinho, enquanto o segundo evita o travamento da roda traseira em reduções bruscas de marchas.
A XRE 300 Sahara traz no pacote entrada USB-C, logo no guidão, além de novo painel 100% digital. O conjunto óptico é FULL LED, ou seja, farol, lanternas e piscas são de LED. A moto também traz para a baixa cilindrada o sistema ESS (Emergency Stop Signal).
Versões da Sahara 300
O modelo é oferecido em três versões: Standard (cinza), Rally (vermelho) e Adventure (bege/areia). Todas trazem exatamente a mesma base mecânica, mas a Adventure é a topo de linha porque vem equipada com acessórios de série. Os itens incluem protetor de motor, protetores laterais e bolha dianteira.
Estes equipamentos foram especialmente desenvolvidos pela Honda para a nova Sahara 300, e também podem ser adquiridos para instalação nas outras versões. Os preços ainda não foram anunciados pela fabricante.
Quanto custa a nova XRE Sahara?
O preço da XRE 300 2023 é de R$ 25.000, na opção de entrada ABS, e R$ 25.600, nas variantes Rally e Adventure. Para a nova XRE Sahara 2024, no entanto, o valor ainda não foi divulgado. Assim que esta informação for divulgada, nós vamos publicar aqui no MOTOO.
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FICHA TÉCNICA - Honda XRE 300 Sahara 2024 |
PREÇO | Ainda não divulgado |
MOTOR | 1 cilindro, OHC, 293,5 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
COMBUSTÍVEL | Gasolina e etanol (flex) |
POTÊNCIA ETANOL | 25,2 cavalos a 7.500 rpm |
POTÊNCIA GASOLINA | 24,8 cavalos a 7.500 rpm |
TORQUE ETANOL | 2,74 kgfm a 5.750 rpm |
TORQUE GASOLINA | 2,70 kgfm a 5.750 rpm |
CONSUMO | Não divulgado |
TOP SPEED | Não divulgado |
DIÂMETRO x CURSO | 77,0 x 63,0 mm |
CÂMBIO | 6 marchas |
CHASSI | Berço semi duplo |
COMPRIMENTO | 2.193 mm |
LARGURA | 829 mm |
ALTURA | 1.270 mm / 1.400 mm (ADV) |
ENTRE-EIXOS | 1.425 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 269 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 859 mm |
PESO SECO | 147 kg / 149 kg |
TANQUE | 13,8 litros |
FREIOS | ABS |
FREIO DIANTEIRO | Disco de 256 mm |
FREIO TRASEIRO | Disco de 220 mm |
PNEU DIANTEIRO | 90/90-21M/C 45S |
PNEU TRASEIRO | 120/80-18M/C 62S |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Garfo telescópico de 245 mm |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Monoamortecedor Pro-link de 225 mm com ajuste de pré-carga |
CORES | Bege, cinza e vermelho |