Honda XR300L Tornado chega às lojas em agosto; o que saber antes de comprar
Resgatando nome de sucesso do passado, nova trail traz base da Sahara 300, mas com maior foco no off-road. Pacote inclui ABS de 2 canais, embreagem assistida e deslizante e motor de 24,8 cavalos
A Honda XR300L Tornado 2025 desembarca nas lojas do Brasil a partir de agosto. O modelo foi apresentado oficialmente em julho, quando o preço foi divulgado e as vendas tiveram início. Isso significa que o modelo trail começa a rodar pelas ruas de foto neste próximo mês.
Com preço sugerido (PPS) de R$ 27.690, a nova trail é uma concorrente direta da Yamaha Lander 250. Sua base é a mesma da Sahara 300, mas trazendo de volta ao mercado brasileiro um nome que marcou época no motociclismo nacional: a Tornado.
A nova geração da moto, a XR 300L Tornado, chega com uma proposta mais off-road do que a sua irmã Sahara.
VEJA TAMBÉM:
- Guerrilla 450: 5 fatos essenciais sobre a nova Royal Enfield
- Moto indiana 400 pulveriza mais um recorde no Brasil
Um visual clássico com toques modernos
A Tornado 300 apresenta um design que mescla elementos clássicos da linhagem Tornado com detalhes modernos. O tanque de combustível, o assento e o para-lama dianteiro remetem aos modelos anteriores, enquanto o farol de LED e as rodas raiadas conferem um visual mais contemporâneo. A moto está disponível em uma única cor, combinando vermelho e branco, que remete à tradição da marca.
Motor e desempenho
Equipada com um motor monocilíndrico de 293,5 cm³, a Tornado 300 entrega 24,8 cv de potência máxima com etanol e 2,74 kgfm de torque. O propulsor é compartilhado com outros modelos da Honda, como a Sahara 300 e a CB 300F Twister.
A transmissão é de seis velocidades com sistema de embreagem assistida e deslizante. Em relação à Sahara, o modelo perdeu 0,4 cavalos, mas também está mais leve com 143 kg. Em um primeiro momento velocidade máxima (top speed) e consumo da XR300L Tornado não foram divulgados.
Suspensão e ciclística
O modelo está equipado com garfo telescópico dianteiro, de 245 mm, e o monoamortecedor traseiro, de 227 mm, este com ajustes de pré-carga.
Freios e segurança
A moto conta com freios a disco nas duas rodas, com sistema ABS de dois canais, que impede o travamento de rodas mesmo em frenagens mais bruscas. No entanto, não há a opção de desligá-lo na roda traseira para uma pilotagem mais radical na terra.
Painel e conjunto óptico
A Honda Tornado 300 tem conjunto óptico exclusivo FULL LED, assim como o painel que também está presente apenas neste modelo.
Siga o MOTOO nas redes: WhatsApp | Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | TikTok | Twitter
FICHA TÉCNICA - Honda XR300L Tornado 2025 |
PREÇO | A partir de R$ 27.690 |
MOTOR | 1 cilindro, OHC, 293,5 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
COMBUSTÍVEL | Gasolina e etanol (flex) |
POTÊNCIA ETANOL | 24,8 cavalos a 7.500 rpm |
POTÊNCIA GASOLINA | 24,3 cavalos a 7.500 rpm |
TORQUE ETANOL | 2,74 kgfm a 5.750 rpm |
TORQUE GASOLINA | 2,70 kgfm a 5.750 rpm |
CONSUMO | Não divulgado |
TOP SPEED | Não divulgado |
DIÂMETRO x CURSO | 77,0 x 63,0 mm |
CÂMBIO | 6 marchas |
CHASSI | Berço semi duplo |
COMPRIMENTO | 2.201 mm |
LARGURA | 828 mm |
ALTURA | 1.298 mm |
ENTRE-EIXOS | 1.429 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 268 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 890 mm |
PESO SECO | 143 kg |
TANQUE | 13,8 litros |
FREIOS | ABS |
FREIO DIANTEIRO | Disco de 256 mm |
FREIO TRASEIRO | Disco de 220 mm |
PNEU DIANTEIRO | 90/90-21M/C 45S |
PNEU TRASEIRO | 120/80-18M/C 62S |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Garfo telescópico de 245 mm |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Monoamortecedor Pro-link de 227 mm com ajuste de pré-carga |
COR | Vermelho |