Honda XLX 350R: um ícone trail dos anos 80
Moto marcou época, além de ser responsável por consolidar presença da marca em Manaus
Se em 2025 os modelos trail que dominam a linha da Honda são Sahara 300 e Tornado 300, além é claro da Bros 160, nos anos 80 a empresa possuia um outro ícone. Em 1987, poucos anos após iniciar a produção de motocicletas no Brasil, a Honda apresentou um modelo que marcaria a história da indústria nacional.
A XLX 350R foi lançada como símbolo da consolidação da montadora japonesa no Polo Industrial de Manaus (AM), após uma década de operação no país. A trail conquistou motociclistas e se tornou referência no segmento durante sua produção, encerrada em 1992.

A estratégia da fabricante foi baseada na evolução de um projeto já consagrado: a XL 250R. A nova motocicleta manteve a base estrutural, mas ganhou motor de maior capacidade, com 350 cm³, e passou a entregar 30 cv de potência e 3,0 kgf.m de torque — cerca de 20% a mais que o modelo anterior. O aumento no desempenho veio acompanhado de um design inspirado na XL 600RM, lançada no exterior, que remetia às motocicletas da marca no rali Paris-Dakar.

O tanque da XLX 350R, de dimensões compactas, trazia aletas laterais plásticas com função dupla: direcionar o fluxo de ar ao cabeçote e proteger o motor em quedas. O banco, por sua vez, se estendia lateralmente até a parte traseira do tanque, reforçando a identidade visual da moto.

O motor monocilíndrico com refrigeração a ar e comando RFVC (Radial Four Valve Chamber) garantiu robustez mecânica, já conhecida entre os usuários da linha XL. No entanto, o modelo dispensava a partida elétrica, exigindo força no pedal para dar a ignição.

Outro destaque era o conjunto de suspensões de longo curso, com assistência pneumática na dianteira e sistema Pro-Link com monoamortecedor na traseira. Com peso a seco de apenas 135 kg, a XLX 350R demonstrava agilidade no asfalto e alta capacidade em trechos off-road, ampliando sua versatilidade.

Produzida até o início dos anos 1990, a XLX 350R teve mais de 40 mil unidades fabricadas no Brasil. Mesmo décadas após o fim da produção, é possível encontrar exemplares bem conservados, frequentemente valorizados por colecionadores e admiradores da linhagem trail da Honda.
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