Honda X-ADV 2022 colocada à prova em Interlagos: será que vai bem nas curvas?
Modelo custa mais de R$ 87.000 e conta com câmbio de trocas automáticas DCT. Scooter aventureira que acaba de ser atualizada foi desafiada no famoso circuito; impressões
Uma das surpresas do Festival Interlagos 2022 estava no estande da Honda. De forma discreta foi anunciada a chegada do modelo 2022 do X-ADV. Algumas das novidades são: desligamento automático das setas, tomada USB-C, porta-capacete maior (22 Litros), chassi reformulado, motor com mais potência e torque, sistema de pareamento com smartphones e carenagem alterada.
Claro que a nova geração trouxe a cor mais da moda hoje na indústria: o cinza perolizado. O motor ganhou um pouco mais de potência e torque, que agora ficaram em 58,6 CV a 6.750 RPM e torque de 7,03 Kgf.m a 4.750 RPM.
De X-ADV na pista
Nossa avaliação foi realizada no autódromo de Interlagos, cenário não muito indicado para avaliar este tipo de scooter, com caráter de uso misto. Mesmo assim foi possível constatar que continua sendo uma opção muito versátil, se comparado com as motos de uso misto. Com motor de dois cilindros em linha, arrefecido a líquido, o mesmo que equipa a Honda NC 750X, o aumento de 4 CV melhorou o desempenho nas estradas, sem comprometer o consumo que é bem baixo para esta capacidade volumétrica de 748 cc. Em condições de uso convencional, ela faz média de 21 km/litro.
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O ponto alto é o câmbio DCT de dupla embreagem, com opção de trocas automáticas ou pelos botões. Dentro dos cinco modos de pilotagem (Standard, Gravel, Rain, User e Sport), claro que escolhi o Sport. No modo Sport as trocas de marcha privilegiam o desempenho, mas mesmo assim o piloto pode interferir e mudar as marchas pelos botões. Se o sistema identificar que a marcha selecionada não é adequada para a rotação, a troca é bloqueada. Isso é pra evitar que o maluco mande o motor pelos ares sem querer.
Uma scooter que deita bem
Na pista outro dado foi surpreendente: a enorme capacidade de inclinar nas curvas. Os pneus originais são de uso misto, mas aceitaram o desafio de andar rápido em Interlagos. No começo é estranho deitar nas curvas sem usar o apoio do tanque de gasolina entre as pernas, mas com uso da técnica de contra-esterço dá pra se divertir bastante e incomodar bem quem estiver em moto “normal”.
Já existem pneus 100% on para esse scooter. Deve ficar ainda melhor e mais divertido. Apesar de rodas raiadas, os pneus são sem câmera, ainda mais adequado aos “rachas” civilizados.
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O para-brisa regulável desvia bem o vento por cima da cabeça do piloto e o painel pode ser pareado ao celular, pelo sistema HSVCS, sigla que significa sistema de voz e navegação que serve tanto para usar o celular como um telefone, ou como uma central de entretenimento.
A parte chata continua sendo o preço: cerca de R$ 87.000 (conforme a praça), mas pelo que leio dos usuários vale cada centavo!
FICHA TÉCNICA - Honda X-ADV |
PREÇO | R$ 87.627 |
MOTOR | 2 cilindros, 745 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
COMBUSTÍVEL | Gasolina |
POTÊNCIA | 58,6 cavalos de potência 6.750 rpm |
TORQUE | 7,03 kgfm a 4.750 rpm |
DIÂMETRO x CURSO | 77,0 x 80,0 mm |
CÂMBIO | DCT (dupla embreagem) de 6 velocidades |
COMPRIMENTO | 2.215 mm |
LARGURA | 940 mm |
ALTURA | 1.370 mm |
ENTRE-EIXOS | 1.590 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 165 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 820 mm |
PESO | 227 kg |
TANQUE | 13,2 litros |
FREIOS | ABS |
FREIO DIANTEIRO | Disco de 296 mm |
FREIO TRASEIRO | Disco de 240 mm |
PNEU DIANTEIRO | 120/70R – 17M/C |
PNEU TRASEIRO | 160/60R – 15M/C |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Suspensão invertida de 153,5 mm |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Pro-Link de 150 mm |
CORES | Cinza e vermelho |
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