Honda Tornado 300 é lançada por R$ 27.690; nova rival da Yamaha Lander 250
Moto traz mesma base da Sahara 300, mas com pegada mais off-road. Modelo tem novo visual, assento plano e suspensões mais preparadas para terra; conheça
A Honda Tornado 300 2025 teve seu preço oficial divulgado nesta quarta-feira, 10 de julho, no Brasil. Depois de ter sido apresentada no mês passado, a nova trail chega às lojas com preço de R$ 27.690, sem frete incluso, a partir de agosto. O modelo não substitui a Sahara 300, mas sim é sua nova irmã mais off-road.
Com diferenciais em relação a XRE 300 Sahara, moto da qual herda motor e chassi, a Tornado 300 se torna uma concorrente direta da Yamaha Lander 250, moto que tem preço de R$ 25.790, também sem incluir o frete. Saiba mais em vídeo:
Vamos conhecer então os detalhes de motor, desempenho e mudanças na XR300L Tornado relação à Sahara 300. A ficha técnica completa da nova geração da Tornado 300 está no final da reportagem.
As principais mudanças na Tornado 300 em relação à Sahara:
- Proposta mais off-road, assim ganhou novo visual, incluindo para-lama longo na dianteira e assento plano com 890 mm de altura.
- Novo conjunto óptico, incluindo farol, lanterna e setas de LED.
- Suspensão dianteira com mesa reforçada e coifas nas bengalas; suspensão traseira com novo link, além de 2 mm mais longa do que a da Sahara.
- Ângulo de cáster maior, assim como o trail, para deixar as trocas de direção mais ágeis.
- Relação final com coroa/pinhão de 14/39 no lugar da 14/40 dentes da Sahara.
- Nova caixa de filtro de ar menor para a Tornado, o que trouxe redução de potência máxima para 24,8 cv com etanol, 0,4 cv a menos do que na Sahara.
- Preparação para trava pneu com foco de uso off-road.
- Pedal de câmbio articulado para evitar quebra em caso de queda.
- Conjunto 3 kg mais leve que o da Sahara 300 standard; peso da Tornado 300 é de 143 kg.

Motor e potência
A Tornado 300 2025 está equipada com motor monocilíndrico, de 293,5 cc, do tipo SOHC com arrefecimento a ar. Este é o mesmo propulsor de nova geração visto na Sahara 300 e na CB 300F Twister não sendo o mesmo das antigas XRE 300 e CB 300R. Com uma caixa de ar menor na Tornado, o motor rende na nova trail 24,8 cavalos de potência máxima a 7.500 rpm e 2,74 kgfm de torque.
O câmbio é o mesmo de 6 marchas da Sahara 300, incluindo também o sistema de embreagem assistida e deslizante. Além de deixar o acionamento da embreagem mais leve, o dispositivo evita o travamento das rodas em reduções mais bruscas de marchas. Houve uma mudança na relação final da Tornado 300, assim a moto ganhou coroa/pinhão de 14/39.

Consumo e velocidade máxima da Tornado 300 não foram divulgadas em um primeiro momento.
Chassi e suspensões
O quadro segue o mesmo da XRE 300 Sahara com o conceito derivado da CRF 250F. É uma estrutura tubular de aço com suspensões de longo curso, roda de 21 polegadas na dianteira e de 18 polegadas na traseira.

A suspensão dianteira é composta por garfo telescópico com tubos de 41 mm, enquanto o curso é de 245 mm. Na Tornado as mesas foram reforçadas visando o uso mais exigente no fora-de-estrada. As bengalas também receberam os nostálgicos “guarda-pó” para proteção.
Houve uma alteração na geometria da Tornado com uma mínima mudança no ângulo de cáster e trail que, respectivamente, ficaram em 25º59’ na XR 300L Tornado (enquanto na Sahara 300 era 26º00’), ao passo que o trail passou de 98 mm na Sahara para 123 mm na XR 300L Tornado.

De acordo com a empresa, esta alteração deve trazer mudanças de direção mais ágeis na Tornado 300, enquanto a Sahara 300 obtém mais estabilidade com sua configuração. Na traseira o monoamortecedor da Tornado 300 é 2 mm mais longo, chegando ao curso de 227 mm, além de ganhar no link na parte inferior. A suspensão Pro-link é regulável em 7 posições.
Freios e pneus
As rodas receberam novos aros já com preparação para sistema de trava para prática de off-road. Este advento serve para preservar os pneus, evitando que girem em falso caso utilize uma calibração mais baixa para rodagem off-road. Os pneus, por sinal, são os mesmos da Sahara 300: Metzeler Karoo Street com medidas 90/90 21M/C (54S), na dianteira, e 120/80 18M/C (62S), na traseira.

Os freios seguem sem alteração com disco de 256 mm, na dianteira, e 220 mm, na traseira. A Tornado 300 está equipada com freios ABS de dois canais sem a possibilidade de desligar. Com todas as mudanças, a Tornado 300 ficou 3 kg mais leve que a versão base da Sahara 300. Seu peso a seco é de 143 kg, enquanto o tanque leva 13,8 litros
Mercado e concorrentes
O foco da Honda foi desenvolver uma nova moto versátil para uso tanto em cidade, estrada, mas com uma pitada a mais de desempenho off-road. Certamente, a Tornado 300 mirou diretamente na Lander 250. O modelo Yamaha tem um conjunto reconhecidamente confiável, porém, já passa uns bons anos sem nenhuma novidade.

Por outro lado a Tornado 300 chega mais moderna e com motor mais potente que a rival. A Lander ainda conta com o mesmo motor de 20,9 cavalos, porém, ainda tem o preço mais acessível que a Tornado. Por sua vez, a nova trail da Honda pode entrar em uma disputa interna com a própria Sahara, algo que a Honda já deve ter pensado.
A nova Tornado 300 chega então às concessionárias a partir de agosto com apenas uma cor disponível: vermelho com detalhes brancos. Sua garantia é de 3 anos.

MAIS DETALHES DA TORNADO EM 4K
FICHA TÉCNICA - Honda XR300L Tornado 2025 |
PREÇO | A partir de R$ 27.690 |
MOTOR | 1 cilindro, OHC, 293,5 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
COMBUSTÍVEL | Gasolina e etanol (flex) |
POTÊNCIA ETANOL | 24,8 cavalos a 7.500 rpm |
POTÊNCIA GASOLINA | 24,3 cavalos a 7.500 rpm |
TORQUE ETANOL | 2,74 kgfm a 5.750 rpm |
TORQUE GASOLINA | 2,70 kgfm a 5.750 rpm |
CONSUMO | Não divulgado |
TOP SPEED | Não divulgado |
DIÂMETRO x CURSO | 77,0 x 63,0 mm |
CÂMBIO | 6 marchas |
CHASSI | Berço semi duplo |
COMPRIMENTO | 2.201 mm |
LARGURA | 828 mm |
ALTURA | 1.298 mm |
ENTRE-EIXOS | 1.429 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 268 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 890 mm |
PESO SECO | 143 kg |
TANQUE | 13,8 litros |
FREIOS | ABS |
FREIO DIANTEIRO | Disco de 256 mm |
FREIO TRASEIRO | Disco de 220 mm |
PNEU DIANTEIRO | 90/90-21M/C 45S |
PNEU TRASEIRO | 120/80-18M/C 62S |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Garfo telescópico de 245 mm |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Monoamortecedor Pro-link de 227 mm com ajuste de pré-carga |
COR | Vermelho |