Honda Tornado 300 é lançada por R$ 27.690; nova rival da Yamaha Lander 250

Moto traz mesma base da Sahara 300, mas com pegada mais off-road. Modelo tem novo visual, assento plano e suspensões mais preparadas para terra; conheça
Honda Tornado 300 2025

Honda Tornado 300 2025 | Imagem: Honda

A Honda Tornado 300 2025 teve seu preço oficial divulgado nesta quarta-feira, 10 de julho, no Brasil. Depois de ter sido apresentada no mês passado, a nova trail chega às lojas com preço de R$ 27.690, sem frete incluso, a partir de agosto. O modelo não substitui a Sahara 300, mas sim é sua nova irmã mais off-road.

Com diferenciais em relação a XRE 300 Sahara, moto da qual herda motor e chassi, a Tornado 300 se torna uma concorrente direta da Yamaha Lander 250, moto que tem preço de R$ 25.790, também sem incluir o frete. Saiba mais em vídeo:

Vamos conhecer então os detalhes de motor, desempenho e mudanças na XR300L Tornado relação à Sahara 300. A ficha técnica completa da nova geração da Tornado 300 está no final da reportagem.

As principais mudanças na Tornado 300 em relação à Sahara:

  • Proposta mais off-road, assim ganhou novo visual, incluindo para-lama longo na dianteira e assento plano com 890 mm de altura.
  • Novo conjunto óptico, incluindo farol, lanterna e setas de LED.
  • Suspensão dianteira com mesa reforçada e coifas nas bengalas; suspensão traseira com novo link, além de 2 mm mais longa do que a da Sahara.
  • Ângulo de cáster maior, assim como o trail, para deixar as trocas de direção mais ágeis.
  • Relação final com coroa/pinhão de 14/39 no lugar da 14/40 dentes da Sahara.
  • Nova caixa de filtro de ar menor para a Tornado, o que trouxe redução de potência máxima para 24,8 cv com etanol, 0,4 cv a menos do que na Sahara.
  • Preparação para trava pneu com foco de uso off-road.
  • Pedal de câmbio articulado para evitar quebra em caso de queda.
  • Conjunto 3 kg mais leve que o da Sahara 300 standard; peso da Tornado 300 é de 143 kg.
Honda Tornado 300 2025
Honda Tornado 300 2025
Imagem: Honda

Motor e potência

A Tornado 300 2025 está equipada com motor monocilíndrico, de 293,5 cc, do tipo SOHC com arrefecimento a ar. Este é o mesmo propulsor de nova geração visto na Sahara 300 e na CB 300F Twister não sendo o mesmo das antigas XRE 300 e CB 300R. Com uma caixa de ar menor na Tornado, o motor rende na nova trail 24,8 cavalos de potência máxima a 7.500 rpm e 2,74 kgfm de torque.

O câmbio é o mesmo de 6 marchas da Sahara 300, incluindo também o sistema de embreagem assistida e deslizante. Além de deixar o acionamento da embreagem mais leve, o dispositivo evita o travamento das rodas em reduções mais bruscas de marchas. Houve uma mudança na relação final da Tornado 300, assim a moto ganhou coroa/pinhão de 14/39.

Honda Tornado 300 2025
Honda Tornado 300 2025
Imagem: Honda

Consumo e velocidade máxima da Tornado 300 não foram divulgadas em um primeiro momento. 

Chassi e suspensões 

O quadro segue o mesmo da XRE 300 Sahara com o conceito derivado da CRF 250F. É uma estrutura tubular de aço com suspensões de longo curso, roda de 21 polegadas na dianteira e de 18 polegadas na traseira.

Honda Tornado 300 2025
Honda Tornado 300 2025
Imagem: Honda

A suspensão dianteira é composta por garfo telescópico com tubos de 41 mm, enquanto o curso é de 245 mm. Na Tornado as mesas foram reforçadas visando o uso mais exigente no fora-de-estrada. As bengalas também receberam os nostálgicos “guarda-pó” para proteção. 

Houve uma alteração na geometria da Tornado com uma mínima mudança no ângulo de cáster e trail que, respectivamente, ficaram em 25º59’ na XR 300L Tornado (enquanto na Sahara 300 era 26º00’), ao passo que o trail passou de 98 mm na Sahara para 123 mm na XR 300L Tornado.

Honda Tornado 300 2025
Honda Tornado 300 2025
Imagem: Honda

De acordo com a empresa, esta alteração deve trazer mudanças de direção mais ágeis na Tornado 300, enquanto a Sahara 300 obtém mais estabilidade com sua configuração. Na traseira o monoamortecedor da Tornado 300 é 2 mm mais longo, chegando ao curso de 227 mm, além de ganhar no link na parte inferior. A suspensão Pro-link é regulável em 7 posições.  

Freios e pneus

As rodas receberam novos aros já com preparação para sistema de trava para prática de off-road. Este advento serve para preservar os pneus, evitando que girem em falso caso utilize uma calibração mais baixa para rodagem off-road. Os pneus, por sinal, são os mesmos da Sahara 300: Metzeler Karoo Street com medidas 90/90 21M/C (54S), na dianteira, e 120/80 18M/C (62S), na traseira.

Honda Tornado 300 2025
Honda Tornado 300 2025
Imagem: Honda

Os freios seguem sem alteração com disco de 256 mm, na dianteira, e 220 mm, na traseira. A Tornado 300 está equipada com freios ABS de dois canais sem a possibilidade de desligar. Com todas as mudanças, a Tornado 300 ficou 3 kg mais leve que a versão base da Sahara 300. Seu peso a seco é de 143 kg, enquanto o tanque leva 13,8 litros

Mercado e concorrentes

O foco da Honda foi desenvolver uma nova moto versátil para uso tanto em cidade, estrada, mas com uma pitada a mais de desempenho off-road. Certamente, a Tornado 300 mirou diretamente na Lander 250. O modelo Yamaha tem um conjunto reconhecidamente confiável, porém, já passa uns bons anos sem nenhuma novidade. 

Honda Tornado 300 2025
Honda Tornado 300 2025
Imagem: Honda

Por outro lado a Tornado 300 chega mais moderna e com motor mais potente que a rival.  A Lander ainda conta com o mesmo motor de 20,9 cavalos, porém, ainda tem o preço mais acessível que a Tornado. Por sua vez, a nova trail da Honda pode entrar em uma disputa interna com a própria Sahara, algo que a Honda já deve ter pensado.

A nova Tornado 300 chega então às concessionárias a partir de agosto com apenas uma cor disponível: vermelho com detalhes brancos. Sua garantia é de 3 anos. 

Honda Tornado 300 2025
Honda Tornado 300 2025
Imagem: Honda

MAIS DETALHES DA TORNADO EM 4K

FICHA TÉCNICA - Honda XR300L Tornado 2025
PREÇO  A partir de R$ 27.690
MOTOR 1 cilindro, OHC, 293,5 cc
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica
COMBUSTÍVEL Gasolina e etanol (flex)
POTÊNCIA ETANOL 24,8 cavalos a 7.500 rpm
POTÊNCIA GASOLINA  24,3 cavalos a 7.500 rpm
TORQUE ETANOL  2,74 kgfm a 5.750 rpm
TORQUE GASOLINA 2,70 kgfm a 5.750 rpm
CONSUMO Não divulgado
TOP SPEED Não divulgado
DIÂMETRO x CURSO 77,0 x 63,0 mm
CÂMBIO 6 marchas
CHASSI Berço semi duplo
COMPRIMENTO 2.201 mm
LARGURA 828 mm
ALTURA 1.298 mm
ENTRE-EIXOS 1.429 mm
DISTÂNCIA DO SOLO 268 mm
ALTURA DO ASSENTO 890 mm
PESO SECO 143 kg
TANQUE 13,8 litros
FREIOS ABS
FREIO DIANTEIRO Disco de 256 mm
FREIO TRASEIRO Disco de 220 mm
PNEU DIANTEIRO 90/90-21M/C 45S
PNEU TRASEIRO 120/80-18M/C 62S
SUSPENSÃO DIANTEIRA Garfo telescópico de 245 mm
SUSPENSÃO TRASEIRA Monoamortecedor Pro-link de 227 mm com ajuste de pré-carga
COR Vermelho
Por

Rafael Miotto

Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, já percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.

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