Honda Sahara 300 2025: preço, equipamentos, versões e Tabela Fipe
Trail é uma das mais vendidas do Brasil. Modelo possui motor flex de 25,2 cavalos; conheça
A Honda Sahara 300 2025 é uma das opções trail no Brasil. O modelo disputa a liderança do segmento com a Yamaha Lander 250. Substituta da XRE 300, a trail trouxe um conjunto completamente novo em relação à sua antecessora.
A trail é oferecida em três versões: Standard, Rally e Adventure. Os preços sugeridos do modelo 2025 são de R$ 29.580 para a versão de entrada (Standard), R$ 30.240 para a intermediária (Rally) e R$ 31.290 para a topo de linha (Adventure). Os valores são Preço Público Sugerido (PPS), sem frete, e podem variar entre concessionárias.
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Sahara 300 na Tabela Fipe
Os valores da Sahara 300 na Tabela Fipe, em abril de 2025, mostram que o modelo é vendido com preços acima do PPS. O preço médio da Sahara 300 é de R$ 34.761; a Sahara 300 Rally sai por R$ 35.742; e a Sahara 300 Adventure R$ 36.035.

Versões e equipamentos
Todas as versões compartilham a mesma base mecânica e estrutura ciclística. A distinção entre elas está nos acabamentos e na inclusão de itens de fábrica. A Standard é oferecida na cor cinza metálico, enquanto a Rally aparece em vermelho e a Adventure traz pintura em tom bege/areia.

Esta última se destaca por incluir protetor de motor, protetores laterais e bolha frontal — todos desenvolvidos pela própria Honda, podendo ser adquiridos separadamente para as demais versões.

Conjunto mecânico e tecnologia
A Sahara 300 2025 mantém o motor monocilíndrico flex de 293,5 cm³, o mesmo utilizado em modelos como a CB 300F Twister e Tornado 300. A unidade entrega até 25,2 cv a 7.500 rpm e torque de 2,74 kgfm a 5.750 rpm, com câmbio de seis marchas. A moto conta com embreagem assistida e deslizante, que deixa o acionamento do manete mais leve e evita o travamento da roda traseira em reduções bruscas.

O sistema de freios foi parcialmente atualizado em relação à XRE 300: o cáliper traseiro foi mantido, mas os discos agora são novos — com 256 mm na dianteira e 220 mm na traseira — e ambos contam com ABS de série, sem possibilidade de desligamento. O tanque de combustível continua com capacidade de 13,8 litros, mas passou por reformulações de desenho.

Entre os recursos tecnológicos, a trail oferece painel 100% digital, entrada USB-C localizada no guidão e iluminação full LED (farol, lanterna e piscas). Também integra o sistema ESS (Emergency Stop Signal), que aciona o alerta luminoso automaticamente em frenagens de emergência.

Chassi, peso e suspensões
A estrutura da Sahara 300 é derivada da CRF 250F, com modificações para aplicação no uso misto. O chassi é totalmente diferente do usado na antiga XRE 300 e inclui subchassi traseiro. O peso seco declarado é de 147 kg nas versões sem acessórios, representando uma redução de cerca de 2 kg em relação à antecessora.

A suspensão dianteira utiliza garfo telescópico com 240 mm de curso — ainda sem a adoção de sistema invertido. Na traseira, o sistema é monoamortecido Pro-Link com ajuste de pré-carga. O entre-eixos cresceu levemente, alcançando 1.425 mm, e o ângulo de cáster da dianteira foi reduzido, alterações que visam melhorar a estabilidade e a condução off-road.
MAIS DO MUNDO MOTO
FICHA TÉCNICA - Honda Sahara 300 2025 |
PREÇO | A partir de R$ 31.290 |
MOTOR | 1 cilindro, OHC, 293,5 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
COMBUSTÍVEL | Gasolina e etanol (flex) |
POTÊNCIA ETANOL | 25,2 cavalos a 7.500 rpm |
POTÊNCIA GASOLINA | 24,8 cavalos a 7.500 rpm |
TORQUE ETANOL | 2,74 kgfm a 5.750 rpm |
TORQUE GASOLINA | 2,70 kgfm a 5.750 rpm |
CONSUMO | Não divulgado |
TOP SPEED | Não divulgado |
DIÂMETRO x CURSO | 77,0 x 63,0 mm |
CÂMBIO | 6 marchas |
CHASSI | Berço semi duplo |
COMPRIMENTO | 2.193 mm |
LARGURA | 829 mm |
ALTURA | 1.270 mm / 1.400 mm (ADV) |
ENTRE-EIXOS | 1.425 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 269 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 859 mm |
PESO SECO | 147 kg / 149 kg |
TANQUE | 13,8 litros |
FREIOS | ABS |
FREIO DIANTEIRO | Disco de 256 mm |
FREIO TRASEIRO | Disco de 220 mm |
PNEU DIANTEIRO | 90/90-21M/C 45S |
PNEU TRASEIRO | 120/80-18M/C 62S |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Garfo telescópico de 245 mm |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Monoamortecedor Pro-link de 225 mm com ajuste de pré-carga |
CORES | Bege, cinza e vermelho |