Honda PCX 160 e Yamaha NMax 160: o que cada scooter oferece? Compare
Para ajudar na hora da compra, colocamos lado a lado os principais atributos das rivais. Saiba preço, desempenho, cores e mais
Honda PCX 160 e Yamaha NMax 160 são os principais concorrentes no segmento de scooters, que cada vez ganha mais alternativas. A mais recente delas foi a evolução do PCX 150, passando para 160, com motor mais potente e econômico, além de contar com mais tecnologia embarcada.
Para ajudar na hora da compra, colocamos lado a lado os principais atributos de PCX e NMax. Preço, desempenho, freios, consumo, versões e cores estão entre os fatores levados em conta. Saiba tudo o que mudou na PCX 160 em vídeo:
Preço e versões
Utilizamos os valores divulgados nos sites das fabricantes, mas podem existir variações de concessionária para concessionários, como de região para região. O preço base da NMax 160, com ABS nas duas rodas, é de R$ 19.690, enquanto a PCX 160, com freios mais simples do tipo CBS, começa em R$ 15.460. Veja detalhes na tabela:
Modelo | CBS | ABS |
Honda PCX 160 | R$ 15.460 | R$ 17.000 a R$ 17.400 (ABS na roda dianteira) |
Yamaha NMax 160 | - | R$ 19.690 (ABS nas duas rodas) |
A NMax é oferecido em versão única, enquanto a PCX aparece, além da versão de entrada, com a opção ABS (apenas na roda dianteiras) por R$ 17.000, há a ABS DLX, de R$ 17.400.
Motor e potência
Uma das principais atrações da PCX 2023 é a introdução de um novo motor, mais potente. O novo monocilíndrico rende 16 cavalos a 8.500 rpm e 1,5 kgfm de toque. Este desempenho é ligeiramente superior ao da NMax, que rende 15,4 cavalos a 8.000 rpm e 1,4 kgfm a 6.500.
Sobre as tecnologias empregadas no motor, a Honda aposta na eSP+, que busca reduzir o atrito interno e melhorar a eficiência. Do lado da Yamaha, a NMax conta com comando de válvulas variável, prometendo desempenho e baixo consumo de combustível.
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Por falar em consumo, a Honda PCX 160 pode fazer até 44,5 km/l, segundo dados aferidos pelo Instituto Mauá, e sua velocidade máxima é de 111 km/h. No caso da NMax, a Yamaha não divulga os números relacionados a velocidade e consumo.
Ambos os modelos de Yamaha e Honda contam com o seu próprio sistema "start&stop", que desliga o veículo em paradas momentâneas, como em um farol, e religa automaticamente ao girar o acelerador; o objetivo é economia de combustível. Além disso, as duas scooters têm câmbio automático do tipo CVT.
Freios
Como foi mencionado, a PCX se diferencia por oferecer opções com CBS ou ABS. Os freios combinados são aqueles que repartem a frenagem, ao acionar o freio traseiro, também levando parte da força para a dianteira, com o intuito de estabilizar a moto nas frenagens, porém, não evita por completo o travamento das rodas.
No caso do ABS, que trabalha de modo a não permitir o travamento das rodas em frenagens bruscas, a PCX conta com o sistema somente na roda dianteira, enquanto na NMax, o dispositivo é de dois canais, ou seja, em ambas as rodas.
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Na opção CBS, a PCX tem disco de 220 na dianteira, e tambor, de 130 mm, na traseira. Em relação às versões com ABS, a diferença está também no uso de disco de 220 mm na traseira. Para a NMax, vemos disco de 230 mm, tanto na dianteira, como na traseira.
Controle de tração
Para o modelo 2023, a PCX passa a contar com controle de tração nas versões ABS e ABS DLX. O sistema chamado pela fabricante de Honda Selectable Torque Control (HSTC) atua de modo a impedir a derrapagem da roda traseiras em acelerações. Por meio de sensores, a central eletrônica nota qualquer diferença de velocidade entre a roda traseira e dianteira, e entra em ação, controlando o torque. O usuário tem a opção de desligar o sistema por meio de comando no punho.
Para a NMax 2022, não há este tipo de tecnologia, mas sabemos que, em versões no exterior, o modelo já conta com sistema de controle de tração. Desse modo, pode ser algo que desembarque em futuras atualizações.
Painel, baú e acessórios
PCX e NMax saem de série com chave presencial, aquela que você não precisa conectar no modelo para sair andando, apenas girar o contato e ligar o modelo. Para o modelo 2023, a Honda introduziu um sistema de alarme de série também em todas as versões. Em seu sistema óptico, o modelo Yamaha possui farol e lanterna traseira em LED, ao passo que a PCX é "full-LED".
Para o painel, a PCX conta com visor com misto de digital e analógico, com tela ampla, enquanto a NMax é mais quadrada e 100% digital. Ambos oferecem baús embaixo do assento que comportam um capacete do tipo integral. Há também porta-trecos atrás do escudo dianteiro. Para o PCX, há uma entrada USB, enquanto a NMax conta com tomada 12V que requer adaptador para o cabo.
Medidas e tanque
Em termos de tamanho, as duas scooters são bem similares, inclusive, com o mesmo comprimento de 1.935 mm (compares todas medidas na ficha técnica no final da reportagem). O tanque da PCX é de 8 litros, um pouco maior que o da NMax, de 7,1 litros. Sobre o peso, eles são bem similares, mas cada fabricante divulga de uma maneira diferente. O peso seco da PCX, quando sem combustível e outros fluídos, é de 124 kg (CBS) e 126 kg (ABS). No caso da NMax, já em ordem de marcha, é de 131 kg.
Cores a garantia
Em sua versão única, a NMax 160 pode ser adquirida nas cores branco metálico, azul metálico e preto fosco. Para a PCX, cada versão aparece disponível em um cor: cinza metálico (CBS), branco perolizado (ABS) e azul metálico (DLX ABS). Sobre a garantia, a Yamaha oferece 4 anos, e a Honda, 3 anos.
Vendas e mercado
A PCX 150, antecessora da PCX 160, é a líder absoluta no segmento das scooters, e é esperado que o lançamento assuma estes passos. Entre janeiro e agosto de 2022, o total de 24.676 unidades da PCX foram emplacadas no Brasil, enquanto a NMax aparece em 3º lugar, com 12.804 motos. Outro modelo da Honda surge em 2º lugar: a Elite 125, com 15.885 unidades.
FICHA TÉCNICA | HONDA PCX 160 2023 | YAMAHA NMAX 160 2022 |
PREÇO | A partir de R$ 15.460 | A partir de 19.690 |
MOTOR | 1 cilindro, 156,9 cc | 1 cilindro, 155 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica | Injeção eletrônica |
COMBUSTÍVEL | Gasolina | Gasolina |
POTÊNCIA | 16 cavalos a 8.500 rpm | 15,4 cavalos a 8.000 rpm |
TORQUE | 1,5 kgfm a 6.500 rpm | 1,4 kgfm a 6.500 rpm |
CONSUMO | 44,5 km/l | Não divulgado |
VELOCIDADE MÁXIMA | 111 km/h | Não divulgado |
DIÂMETRO x CURSO | 60,0 x 55,5 mm | 58,0 x 58,7 mm |
CÂMBIO | CVT (V-Matic) | CVT |
COMPRIMENTO | 1.935 mm | 1.935 mm |
LARGURA | 742 mm | 740 mm |
ALTURA | 1.108 mm | 1.160 mm |
ENTRE-EIXOS | 1.313 mm | 1.340 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 134 mm | 125 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 764 mm | 765 mm |
PESO | 124 kg (CBS) / 126 kg (ABS) (peso seco) | 131 kg (ABS) |
TANQUE | 8 litros | 7,1 litros |
COMPARTIMENTO DE CARGA | 30 litros | Não divulgado |
FREIOS | CBS ou ABS | ABS |
FREIO DIANTEIRO | Disco de 220 mm | Disco de 230 mm |
FREIO TRASEIRO | Disco de 220 mm (ABS) e tambor de 130 mm (CBS) | Disco de 230 mm |
PNEU DIANTEIRO | 110/70-14M/C 50P | 110/70 - 13M/C 48P |
PNEU TRASEIRO | 130/70-13M/C 63P | 130/70 - 13M/C 63P |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Garfo telescópico de 100 mm | Garfo telescópico de 100 mm |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Dois amortecedores de 100 mm | Dois amortecedores de 86 mm |
CORES | Cinza metálico, branco perolizado e azul metálico | Branco metálico, azul metálico e preto fosco |
GARANTIA | 3 anos | 4 anos |
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