Honda PCX 160 e PCX 150: o que mudou na scooter mais vendida do Brasil

Consumo, motor, potência, velocidade máxima e mais detalhes técnicos que foram alterados na PCX. Saiba também qual a variação de preço
Honda PCX 160 e PCX 150: as alterações da nova geração

Honda PCX 160 e PCX 150: as alterações da nova geração | Imagem: Honda

A Honda PCX 160 2023 chega como substituta da scooter mais vendida do Brasil, a PCX 150. Com uma grande responsabilidade para se manter no topo, e também fazer frente ao seu rival Yamaha NMax 160, o modelo trouxe importantes avanços em termos de desempenho e tecnologia.

Desde a potência, passando pelo consumo e velocidade final, a PCX 160 passou por diversas alterações, o que também inclui um aumento em seu preço final. No entanto, algumas das características principais também foram mantidas, assim como a identidade visual, apesar de ter uma estética retrabalhada. Veja detalhes em vídeo:

 

Veja abaixo as diferenças técnicas entre PCX 150 e PCX 160:

FICHA TÉCNICA  PCX 150  PCX 160
PREÇO  A partir de R$ 14.690 A partir de R$ 15.460
MOTOR 1 cilindro, 149,3 cc 1 cilindro, 156,9 cc
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica Injeção eletrônica
COMBUSTÍVEL Gasolina Gasolina
POTÊNCIA  13,2 cavalos a 8.500 rpm 16 cavalos a 8.500 rpm
TORQUE  1,38 kgfm a 5.000 rpm 1,5 kgfm a 6.500 rpm
CONSUMO 41,4 km/l 44,5 km/l
VELOCIDADE MÁXIMA  99 km/h 111 km/h
DIÂMETRO x CURSO 57,3 x 57,9 mm 60,0 x 55,5 mm
CÂMBIO CVT (V-Matic) CVT (V-Matic)
COMPRIMENTO 1.923 mm 1.935 mm
LARGURA 745 mm 742 mm
ALTURA 1.107 mm 1.108 mm
ENTRE-EIXOS 1.313 mm 1.313 mm
DISTÂNCIA DO SOLO 137 mm 134 mm
ALTURA DO ASSENTO 764 mm 764 mm
PESO SECO 124 kg (CBS) / 126 kg (ABS) 124 kg (CBS) / 126 kg (ABS)
TANQUE 8 litros 8 litros
COMPARTIMENTO DE CARGA 28 litros 30 litros
FREIOS CBS ou ABS CBS ou ABS
FREIO DIANTEIRO Disco de 220 mm  Disco de 220 mm
FREIO TRASEIRO

Disco de 220 mm (ABS) e tambor de 130 mm (CBS)

Disco de 220 mm (ABS) e tambor de 130 mm (CBS)
PNEU DIANTEIRO 100/80 – 14M/C 48P 110/70-14M/C 50P
PNEU TRASEIRO 120/70-14M/C 61P 130/70-13M/C 63P
SUSPENSÃO DIANTEIRA Garfo telescópico de 100 mm Garfo telescópico de 100 mm
SUSPENSÃO TRASEIRA Dois amortecedores de 100 mm Dois amortecedores de 100 mm (NOVOS)
CORES Azul, cinza, branco fosco e prata Cinza metálico, branco perolizado e azul metálico

 

Preço e versões

Para o modelo 2023, a PCX 160 sai nas versões CBS, ABS e DLX ABS. São as mesmas vistas na PCX 150 2022, porém, com a exclusão da variante Sport ABS. Com os avanços no modelo, o preço também aumentou e pode ser até R$ 770. Veja comparação de preços entre PCX 150 e PCX 160: 

  CBS ABS Sport ABS DLX ABS
HONDA PCX 150 2022 R$ 14.690 R$ 16.300 R$ 16.740 R$ 16.740
HONDA PCX 160 2023 R$ 15.460 R$ 17.000         - R$ 17.400
Diferença + R$ 770 + 700         - + R$ 660
Honda PCX 160 2023
Honda PCX 160 2023
Imagem: Honda

Motor e potência

O motor monocilíndrico de 149,33 cc de cilindrada, de 2 válvulas, passou para 156 cc, de 4 válvulas. Isso resultou em maior potência e torque. A PCX 150 rende 13,2 cavalos, enquanto a PCX 160 tem 2,8 cv a mais, com o total de 16 cv. O torque, por sua vez, passou de 1,38 kgm para 1,5 kgfm.

Honda PCX 160 substitui o PCX 150
Honda PCX 160 substitui o PCX 150
Imagem: Honda

No lugar da tecnologia eSP da PCX 150, o propulsor da PCX 160 conta com a evolução eSP+ da Honda (enhanced Smart Power Plus), que visa redução do atrito interno e melhorar a eficiência. Assim, as medidas do motor também são diferentes: o diâmetro do cilindro passou de 57,3 mm para 60,0 mm no motor 160 cc, ao passo que o curso foi reduzido de 57,9 mm para 55,5 mm.

Diferenças entre traseiras de Honda PCX 160 e PCX 150
Diferenças entre traseiras de Honda PCX 160 e PCX 150
Imagem: Honda

Ainda com alteração na 160, a taxa de compressão foi elevada de 10,6:1 para 12,0:1.O motor também tem novo sistema de escape já de acordo com as regras de emissões do Promot-5. 

Velocidade máxima e consumo

A PCX 160 ficou mais econômica que a PCX 150, com média de consumo de 44,5 km/l, frente a 41,4 km/l da antecessora. Sobre a velocidade máxima, a 160 até 111 km/h, enquanto a 150 atinge 99 km/h, de acordo com dados do Instituto Mauá.

Honda PCX 160 e PCX 150: o que mudou na scooter
Honda PCX 160 e PCX 150: o que mudou na scooter
Imagem: Honda

Tecnologia e chassi

A PCX 160 passa a contar com o Honda Selectable Torque Control (HSTC), como é chamado o controle de tração da marca, e não estava na PCX 150. O dispositivo está disponível nas versões ABS e DLX, mas fica de fora na versão CBS. O sistema por meio de comando no punho esquerdo.

O chassi também foi renovado com novo desenho do quadro. Na parte traseira duas alterações importantes: a adoção de uma roda menor, passando de 13 para 14 polegadas, e novas molas na traseira de 3 estágios. As rodas também possuem novo desenho. 

Suspensão traseira da Honda PCX 160 mudou em relação a da PCX 150
Suspensão traseira da Honda PCX 160 mudou em relação a da PCX 150
Imagem: Honda

Apesar de manter o mesmo curso de 100 mm, elas foram posicionadas em ângulo mais vertical. Na dianteira, o modelo segue com roda de 14 polegadas e o mesmo garfo telescópico de 100 mm de curso.  O peso foi mantido, mas existem leves alterações nas medidas da PCX 160 (vide ficha técnica), com o comprimento ligeiramente maior e a largura menor, por exemplo. 

Painel, baú e equipamentos

O baú da PCX 160 é maior, com acréscimo de 2 litros no volume total, chegando a 30 litros. O porta-luvas também ficou mais espaçoso e conta com entrada USB para recarregamento de smartphones, substituindo a tomada que precisava de adaptador para conexão do cabo.

Diferenças entre os painéis de Honda PCX 160 e PCX 150
Diferenças entre os painéis de Honda PCX 160 e PCX 150
Imagem: Honda

Além do novo visual da carroceria, a PCX 160 recebeu novo design do conjunto óptico, que agora é todo de LED. O painel também foi renovado, com formato mais amplo, iluminação LCD e fundo escuro. Entre os itens de comodidade, a chave Smart Key presencial agora está disponível em todas as versões, inclusive a CBS - todas com alarme antifurto. 

Novo suporte para tampa do tanque na Honda PCX 160
Novo suporte para tampa do tanque na Honda PCX 160
Imagem: Honda

O tanque da PCX 160 segue o mesmo de 8 litros de capacidade da PCX 150, mas ganhou apoio para a tampa do tanque. 

 

 

 

Por

Rafael Miotto

Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, já percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.

Veja mais artigos

Tudo sobre a Honda PCX 160

Honda PCX 160

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos